Workshop 1: Literacia da informação

Título:

Literacia da informação: tendências, práticas e ferramentas

Resumo:

Tendências no âmbito da literacia da informação. Construir e disponibilizar conteúdos e ferramentas de apoio ao utilizador. Navegação segura em torno de projetos e boas práticas de descoberta em contexto de ensino superior. Aprender fazendo é o mote deste desafio, por águas desconhecidas com a finalidade de enriquecermos o debate sobre futuras navegações.

Oradores/Formadores:

Tatiana Sanches – Bibliotecária responsável pela Divisão de Documentação da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dedica-se também à investigação em temas como a literacia de informação, bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, escrita académica, entre outros, tendo já diversos artigos publicados, no panorama nacional e internacional.

Maria do Rosário Duarte – Técnica Superior de Biblioteca na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa desde 2001, onde é responsável pelo programa de formação de utilizadores e pelo Serviço de Referência. Encontra-se envolvida no Projeto de Literacia e no planeamento e lecionação da disciplina de CTCT onde constam as temáticas da pesquisa bibliográfica, análise de informação e ética da informação.

Carlos Lopes – Diretor do Centro de Documentação do ISPA-Instituto Universitário,
membro do Departamento de Ciências Psicológicas, do Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação. Temas de investigação: literacia da informação em contexto universitário e qualidade de serviço em bibliotecas.

Madalena Carvalho – Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta tem como missão assegurar as infraestruturas, meios e recursos técnicos e humanos nas áreas de arquivo e preservação digital e a disponibilização de recursos de apoio às atividades de ensino-aprendizagem e de investigação.

Cristina Gonçalves – Bibliotecária dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Carlos Martins – Técnico de informática e multimédia na Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Programa:

1. Tendências e descobertas em literacia da informação [PPT]

2. A biblioteca da FCT/NOVA e a promoção das “Soft Skills” [PPT]

3. Integração da literacia da informação nos curricula: a experiência do ISPA [PPT]

4. A distância que nos aproxima: a experiência da UAb na promoção da literacia da informação [PPT]

5. “Zapping de ferramentas para a criação de conteúdos de apoio ao utilizador” [PPT]