A BAD

16 Jan, 2018    campanha 2018

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) é hoje a estrutura representativa dos Separador_01profissionais de Informação e Documentação portugueses e chega aos nossos dias consolidada num legado de 40 anos de atividade em prol da profissão, o que se traduz, na existência de uma comunidade profissional com valores partilhados e uma forte identidade.

Visão

  • Afirmar-se como a Associação que contribui para que os profissionais de Informação e Documentação portugueses sejam promotores do desenvolvimento do conhecimento, da cultura, e do reconhecimento da informação como recurso estratégico para a educação, a cidadania e a coesão social, e um dos principais vetores do progresso e da inovação nas organizações.

Missão

  • Aproximar a Associação dos profissionais, fazendo da BAD uma Associação inclusiva para todos os profissionais de Informação e Documentação portugueses.
  • Fomentar a visibilidade do coletivo de profissionais que a BAD representa, promovendo o seu aperfeiçoamento científico, técnico e cultural.
  • Afirmar a BAD como uma associação relevante para os jovens profissionais.
  • Representar, junto das instituições nacionais e estrangeiras, os profissionais de Informação e Documentação em todas as suas áreas de intervenção.

A BAD tem por objetivos:

a) Defender os interesses dos seus associados em todos os aspetos relativos às suas actividades e carreiras, bem como reforçar os laços de solidariedade;
b) Fomentar a investigação nas áreas relativas aos setores profissionais;
c) Promover o aperfeiçoamento científico, técnico e cultural dos seus associados tendo em vista a plena consciência da sua identidade e ética profissional;
d) Intervir nas áreas de decisão relativas ao planeamento, implementação e reorganização de Sistemas de Informação Documental;
e) Defender o direito à Informação na perspetiva de um desenvolvimento integral;
f) Avaliar da qualidade dos conteúdos e estruturas curriculares dos diversos níveis de formação profissional.

 

Construa connosco uma associação forte e inclusiva

que fomente a visibilidade do nosso colectivo!

 

A BAD é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública por Despacho de 7 de Junho de 1988. É membro da Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas. Membro da IFLA, da EBLIDA, da IASL e do ICA.