Centro de Documentação/Arquivo Histórico do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

Você está aqui Início  > Bibliotecas de Museus >  Centro de Documentação/Arquivo Histórico do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior
Item da imagem

O Centro de Documentação/ Arquivo-Histórico do Museu de Lanifícios da UBI foi criado em 1997, no âmbito do projeto comunitário ARQUEOTEX (FEDER 10, Vertente Cultura), e inaugurado em 30 de Abril de 1998. Desde 2004, encontra-se instalado no Núcleo da Real Fábrica Veiga/Centro de Interpretação dos Lanifícios, que integra simultaneamente a Sede do Museu de Lanifícios e o Núcleo Museológico da Industrialização dos Lanifícios.
Tem por objetivos contribuir para a salvaguarda da memória da indústria de lanifícios, apoiar o desenvolvimento da investigação nos domínios da história empresarial e industrial dos lanifícios ao nível local, regional e nacional e disponibilizar recursos de suporte ao desenvolvimento da indústria e do design têxtil.

Serviços prestados

Recolhe, organiza, conserva e divulga bens de natureza bibliográfica, arquivística e têxtil produzidos por entidades públicas e privadas com atividades industriais ligadas ao subsetor têxtil/lanifícios.
Dispõe de uma sala de referência/consulta presencial com dez lugares, com WI-FI, faculta pesquisas documentais e bibliográficas e efetua a reprodução digital de documentos, a pedido e de acordo com a disponibilidade dos serviços. Disponibiliza em acesso on-line, através do website do museu, o catálogo têxtil Arqueotex com imagens e informações técnicas de amostras têxteis em lã, mediante registo prévio e pagamento de serviços de utilização das imagens. Apoia igualmente as atividades de investigação desenvolvidas pelo Museu de Lanifícios no âmbito dos patrimónios agro-pastoril e industrial. Colabora na organização de exposições temporárias com pesquisa e investigação e o empréstimo de bens documentais ilustrativos das temáticas abordadas. Apoia a conceção e preparação de oficinas pedagógicas do Museu de Lanifícios e organiza visitas guiadas às suas instalações.

Condições de utilização

O acesso é livre para todas as pessoas devidamente identificadas com mais de 18 anos. A documentação depositada no Centro de Documentação/ Arquivo-Histórico é de consulta presencial, devendo o utilizador preencher uma requisição contendo a sua identificação, profissão e idade, assim como os documentos, por unidades de instalação, e respetivas cotas, que pretende consultar, a qual será entregue ao funcionário de serviço. Para a consulta de documentos deverá ser efetuada uma requisição de consulta prorrogável até três vezes consecutivas. A sala de consulta/referência só acolhe dez utilizadores simultaneamente, tendo os restantes de aguardar a respetiva vez. Não é permitido o trabalho em grupo, exigindo-se aos utilizadores o respeito dos limites impostos pelo bom senso e pela presença de outros utilizadores, designadamente por incumprimento da regra de silêncio. É proibido permanecer no Centro de Documentação para fins que não sejam de estudo individual e de leitura/consulta. Em casos excepcionais, e com requisição prévia de 48 horas, poderá funcionar durante a manhã de sábado, de acordo com o horário estabelecido para o funcionamento do núcleo museológico da Real Fábrica Veiga.

Regulamento

O Centro de Documentação/Arquivo Histórico está regulado pelos artigos 54º a 61º, do capítulo 8º, do Regulamento do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, publicado em 2010 e retificado em 2012, acessível no website do Museu de Lanifícios.
Neste regulamento encontram-se estabelecidos a missão e objetivos do Centro de Documentação/Arquivo Histórico, o horário de funcionamento, as normas para a consulta dos documentos, as classes de documentos de acordo com as condições de acessibilidade, as condições de acesso à consulta/leitura, a responsabilidade por danos causados aos documentos, a reprodução e o empréstimo de documentos.
http://www.museu.ubi.pt/?cix=2998&lang=1

Fundos e coleções

O Museu de Lanifícios reúne e conserva fundos documentais provenientes das mais significativas empresas de lanifícios da cidade e concelho da Covilhã, da região da Beira Interior e da Serra da Estrela, em particular, de instituições e associações têxteis de âmbito local, regional e nacional, bem como compreende no seu acervo as coleções de bens bibliográficos, entre monografias, publicações periódicas e catálogos, cartográficos e iconográficos especializados no subsetor de atividade têxtil/lanifícios.
Os fundos e coleções custodiados, que abrangem os séculos XIX e XX, atingem um volume que ultrapassa os 3.000 metros lineares, articulando-se com as colecções dos dois núcleos museológicos do Museu que abordam as fases da pré-industrialização, da proto industrialização e da industrialização dos lanifícios.

Público alvo

Os fundos documentais e as coleções bibliográficas, cartográficas e iconográficas estão disponíveis a consulta presencial a todos os cidadãos maiores de 18 anos. Para além da investigação própria gerada pelo Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior em torno dos patrimónios agro-pastoril e industrial, o acervo documental destina-se particularmente à investigação, sobretudo dos séculos 19-20, sobre a história da manufactura e da indústria dos lanifícios na região que tem por matriz a serra da Estrela, da evolução social e económica da mesma região, das técnicas e tecnologias associadas ao desenvolvimento da indústria dos lanifícios e da produção de tecidos, no que concerne aos design têxtil e de moda. O lema do Museu “os fios do passado a tecer o futuro” também pressupõe a disponibilização de informação técnica têxtil que faculte aos empreendedores/empresários e designers de várias atividades industriais c om o design por suporte, como têxtil, azulejaria e cerâmica, inspiração para a criação de novos motivos com potencial produtivo e comercial.

Catálogo

Repositório institucional

Redes Sociais


O nosso endereço

Endereço:

Calçada do Biribau, s/n (junto ao Parque da Goldra)

6201-001 Covilhã
GPS:
40.277067, -7.507550
Telefone:
+351 275319724
muslan@ubi.pt
Web:
http://www.museu.ubi.pt

Horário de abertura

Terça:
9:30-12:30 14:30-18:00
Quarta:
9:30-12:30 14:30-18:00
Quinta:
9:30-12:30 14:30-18:00
Sexta:
9:30-12:30 14:30-18:00

Técnico responsável

Helena Correia

hcorreia@ubi.pt

Deixar uma revisão

Avaliação global

Comentários fechados