Apresentação e informação sobre o Diretório BAD

O que é:

O Diretório da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas é um projeto promovido por grupos de trabalho da BAD que funciona como registo nacional de bibliotecas e arquivos e que vem suprir a necessidade de informação sistematizada e que se  reveste de grande oportunidade e utilidade para as instituições e profissionais das bibliotecas e arquivos nacionais.Integra atualmente informação de bibliotecas de ensino superior, arquivos municipais, bibliotecas da administração central e bibliotecas de museus.

O Diretório da BAD arrancou em 2014 com a informação das Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal e que procede de uma decisão do Conselho Diretivo Nacional da BAD, prevista no plano de atividades para 2015, em resultado de uma iniciativa do Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas de Ensino Superior.

Iniciou-se em finais de 2014 com dados de cinco subcategorias de Bibliotecas de Ensino Superior (ensino universitário público e privado, ensino politécnico público e privado e ensino militar e policial) e foi em outubro de 2015 enriquecido com duas novas categorias – Bibliotecas da Administração Central (BAC) e Arquivos Municipais (AM). Aberto à integração de novas categorias de informação, contará em 2017 com o registo de Bibliotecas de Museus.

Como registar:

  • Podem ser submetidas novas entradas de Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal usando o seguinte formulário.
  • Podem ser submetidas novas entradas de Arquivos Municipais usando o seguinte formulário.
  • O processo de recolha das BAC é feito por email pelos grupo de trabalho respetivo mas terá brevemente um formulário próprio disponível.
  • Brevemente será disponibilizado o formulário para registo de Bibliotecas de Museus.

Conselho editorial

Pedro Príncipe (coordenação)

Bibliotecas de Ensino Superior

André Vieira (IPAM)

Cátia Carvalho (FCSH-UNL)

Elvira Costa (ICS-ULisboa)

Madalena Carvalho (UAberta)

Paula Saraiva (Egas Moniz CRL)

Arquivos Municipais

Helena Neves

Carla Eiriz

Bibliotecas da Administração central

Susana Anjos

Bibliotecas de Museus

Fernanda Ferreira

Maria José de Almeida

Mostrar comentários