logo bpe1a
B.P. Évora
A Biblioteca Pública de Évora e a Câmara Municipal de Évora, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, promove uma tertúlia e uma mesa redonda dedicadas às bibliotecas e aos papéis que estas instituições devem desempenhar.

A primeira sessão, uma mesa redonda dedicada ao tema Bibliotecas Itinerantes realiza-se no próximo dia 19 de Abril, terça-feira, às 18h00. Perante a possibilidade de Évora passar a dispor de uma biblioteca itinerante que satisfaça as necessidades de leitura num concelho tão disperso com este, procurou-se reunir um painel de especialistas e técnicos da área com o propósito de discutir a sua pertinência e estratégias a desenvolver. Pretende-se que seja sobretudo um momento de partilha de ideias entre o painel de convidados e os cidadãos eborenses. Para esta mesa redonda convidaram-se Cristina Taquelim, da Biblioteca Municipal de Beja, Constantino Piçarra, da Biblioteca Municipal de Almodôvar, Rui Neves, da Biblioteca Pública Municipal de Montijo e Cláudia Sousa Pereira, em representação da Câmara Municipal de Évora. A moderação da sessão está a cargo de José António Calixto, director da Biblioteca Pública de Évora.

No dia seguinte, às 18.00 horas também, é hora de falar sobre o que aconteceu ao mundo das bibliotecas desde a implantação da República Portuguesa até aos dias de hoje. Cem anos volvidos sobre a Implantação da República no nosso país, importa então entender que caminho percorreram as bibliotecas, que importância têm na sociedade actual e como influenciam o exercício da cidadania na sociedade da informação. Pretende-se que estes e outros temas sejam debatidos num ambiente informal que visa a aproximação dos cidadãos aos especialistas da área. Para esta tertúlia foram convidados Henrique Barreto Nunes, Ex-director da Biblioteca Pública de Braga, Universidade do Minho e Vice-Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho, Maria José Moura, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – BAD, Bruno Duarte Eiras, Coordenador da Biblioteca Municipal de Algés -Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras e o director da Biblioteca Pública de Évora José António Calixto que moderará a sessão. Esta actividade integra-se no ciclo de Tertúlias promovido pela Câmara Municipal de Évora O CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM ÉVORA.

A participação nas duas sessões é livre, mas pede-se o favor de uma confirmação prévia da sua presença. Para mais informações, pode-se contactar a Biblioteca Pública de Évora, através do número de telefone 266 769 330 ou consultar o sítio da BPE na Internet em http://www.evora.net/bpe.

Similar Posts