askarchivistsbanner5A equipa que lançou no dia 12 de Novembro de 2010 o primeira iniciativa “followananrchive” na rede de informação Twitter, visando dar visibilidade aos arquivos, lançou agora o repto de dar visibilidade ao papel dos arquivistas no Dia Internacional do Arquivos, 9 de Junho, propondo um dia dedicado a “perguntar” ao arquivista sobre o seu trabalho, os documentos do seu arquivo, os serviços disponíveis e, imaginamos, que mais os (potenciais) utilizadores dos arquivos poderão perguntar.

Para participar só têm que ter uma conta aberta no Twitter e disponibilizarem-se a responderem às perguntas dos utilizadores (digamos, coisa que fazem habitualmente, não?). Depois, há que seguir @AskArchivists no Twitter [http://twitter.com/AskArchivists] e aceder a um documento no Google docs onde deverá ser colocada informação básica que permitirá aos interessados saberem o que podem procurar/perguntar em cada arquivo. A ligação para o documento está disponível no blogue que suporta esta iniciativa — http://askarchivists.wordpress.com — e onde consta mais informação!

O Arquivo Distrital do Porto@arquivo_adporto — foi o único arquivo português a aparecer no “followanarchive” de 12 de Novembro (e valeu a pena!) e já está empenhado no “askarchivists”.
Será que vai continuar a ser único arquivo português nestas coisas?
Os arquivos portugueses continuam alheios ao Twitter?
E os arquivistas – e também os bibliotecários, outros profissionais e instituições — podem seguir o @AskArchivists ! Um bom meio para se ter uma percepção global do meio arquivístico, da sua riqueza, da diversidade de experiências e questões (ou de como não estamos sós com as nossas!) e de acesso a informação (pessoalmente acho que é mais uma rede de informação do que uma “rede social”!). À hora que escrevo, de Portugal, além do @arquivo_adporto, só o @amigosadporto e este vosso colega, @asustancia seguem esta iniciativa.

E para que conste, os organizadores destas iniciativas são: Charlotte H.S. Jensen (Dinamarca), Bente Jensen (Dinamarca), Poulus Bliek (Holanda) e Anneke van Waarden-Koets (Holanda). Merecem o nosso apoio!

António Armando Sousa, @asustancia

Similar Posts