Workshop Gestão integrada informaçao 5No dia 14 de Dezembro, o Arquivo Municipal de Lagos organizou um Workshop intitulado: “Gestão Integrada da Informação: Boas Práticas”.

Esta iniciativa inseriu-se no projecto de “Gestão Integrada da Informação” (2010-2013), cujo principal motor consiste em procurar contribuir para a melhoria contínua dos serviços e a modernização administrativa, através de práticas de gestão, sistematização e simplificação de processos e procedimentos que assegurem a fluidez da comunicação interna e a excelência no atendimento ao munícipe.

Este encontro permitiu que os colaboradores dos diversos Serviços apresentassem as boas práticas que desenharam e/ou implementaram ao longo de 2010 e 2011, promovendo a partilha de conhecimento e de boas práticas, enumerando as acções inovadoras que favorecem a eficiência e a eficácia dos Serviços, reflectindo sobre a capacidade de adaptação a novos objectivos, favorecendo sinergias no atendimento aos cidadãos.

Workshop Gestão integrada informaçao 6Neste contexto, o Arquivo Municipal de Lagos surge num plano transversal à organização, como recurso estratégico para a implementação de uma política de qualidade na Gestão da Informação. O modelo é integrador, concebido para acompanhar as diversas fases do ciclo de vida da informação, com uma complexidade progressiva que valoriza a informação no seu contexto orgânico e funcional.

Seguindo uma abordagem PDCA (Planear-Executar-Verificar-Actuar), mostrar as boas práticas dos Serviços permitiu, desde logo, a sua replicação, mas permitiu também e, sobretudo, pensar em conjunto as questões, tendo em vista a qualidade dos Serviços, num ambiente de inovação e melhoria contínua.

O evento contou com a presença do Sr. Presidente Dr. Júlio Barroso, o Sr. Vereador do Pelouro, Dr. Jorge Serpa, a Sr.ª Chefe da Divisão de Suporte Técnico Administrativo (DSTA), Dr.ª Célia Correia e o Sr. Director do Arquivo Distrital de Faro, Dr. João Sabóia.

Similar Posts