DiaMundialLivro2012
DGLB
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Como tem sido habitual, a DGLB associa-se a este dia promovendo a edição de um cartaz e solicitando às Bibliotecas Municipais que se tornem parceiras no desenvolvimento de alguns projetos.

Cruzando em 2012 o Dia Mundial do Livro com o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, a DGLB apresenta duas propostas de campanhas/passatempos para assinalar esta data:

  • Passatempo “Avô, como era no teu tempo?”
  • Campanha Envelhecimento Ativo e Diálogo entre Gerações

Destaca-se aqui a campanha “Envelhecimento Ativo e Diálogo entre Gerações” dirigida preferencialmente às Bibliotecas Municipais.

Aproveitando a comemoração do Dia Mundial do Livro, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas propõe às Bibliotecas Municipais um trabalho de identificação de projetos na área do livro e da leitura que se cruzem com a temática do ano em causa.

Esses projetos podem já existir ou vir a ser concebidos pelas próprias Bibliotecas Municipais ou por entidades individuais e coletivas. Devem chamar a atenção para um dos temas:

  1. a importância do livro e da leitura na integração dos idosos na sociedade, fornecendo-lhes acompanhamento, distração e informação, e ajudando-os a envelhecer com mais qualidade;
  2. a importância do diálogo entre gerações, com os benefícios que dele advêm para ambas as partes.

Os projetos que as Bibliotecas Municipais considerem ser de destacar deverão chegar à DGLB até 31 de Julho de 2012 , de modo a permitir um mapeamento a nível nacional. Para cada projeto deverá ser preenchido o formulário próprio, acompanhado de uma explicação mais detalhada (em texto ou powerpoint) e de eventuais imagens.
A DGLB escolherá cinco projetos, dando especial destaque à criatividade, facilidade de implementação e baixo custo total, de modo a que possam ser replicados em outras localidades e por outros intervenientes.
No entanto, todos os projetos já implementados serão remetidos para o Comissariado do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012.

Fonte: DGLB

Similar Posts