Grupo de trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da BAD apresenta programa de mobilidade

O grupo de trabalho de bibliotecas do ensino superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas criou este ano o programa de mobilidade em bibliotecas de ensino superior “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca”, iniciativa apoiada pelo conselho diretivo nacional e apresentada no âmbito do plano de atividades da BAD para 2012. O programa arrancará em pleno funcionamento no último trimestre do ano e destina-se preferencialmente a dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos de bibliotecas de ensino superior e alunos de mestrado e doutoramento na área das Ciências da Informação e da Documentação.

“A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” é um programa de mobilidade que tem como objetivo a realização de visitas de curta duração em Bibliotecas portuguesas do Ensino Superior (BES) tendo em vista a troca de experiências e o contacto, in loco e hands on com boas práticas e fomentar a colaboração e o conhecimento das BES portuguesas entre os profissionais da área.

Toda a informação sobre o funcionamento do programa pode ser consultada em www.apbad.pt/Seccoes/gtbes_programamobilidade.htm e eventuais esclarecimentos obtidos por email. Adiantam-se desde já, algumas informações especialmente dirigidas às bibliotecas interessadas em participar no programa de mobilidade:

  • Podem candidatar-se ao programa de mobilidade em bibliotecas de ensino superior todas as bibliotecas portuguesas do ensino superior público e privado.
  • Fica ao critério das BES a apresentação de programas de mobilidade, a definição da sua duração e o números de vezes que se realizam por ano.
  • As BES interessadas em participar no programa de mobilidade poderão candidatar-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito.
  • As visitas poderão ter um caráter generalista, abrangendo todos os aspetos das rotinas das BES ou focarem-se em temas específicos (programas de literacia da informação, gestão, marketing, acesso aberto, etc.).

Mais info em www.apbad.pt/Seccoes/gtbes_programamobilidade.htm.

Sobre o Autor

Pedro Príncipe: Especialista de Informação. Bibliotecário. Atualmente no Serviços de Documentação da Universidade do Minho - gabinete de projetos Open Access. Formador na área TIC. Coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD.

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.