digitization Unesco
Unesco
A UNESCO promove conferência internacional intitulada “A Memória do Mundo na Era Digital: Digitalização e Conservação” de 26 a 28 setembro de 2012, em Vancouver (Canadá), para explorar as questões-chave em torno da preservação do património documental digital.

O objetivo desta conferência é desenvolver estratégias para uma maior proteção dos dados digitais e uma metodologia para a implementação apropriada aplicada aos países em desenvolvimento.

A conferência reunirá profissionais do património, funcionários do governo (ou políticos), representantes da indústria de computadores, titulares de direitos e outras pessoas importantes para avaliar as políticas atuais e propor recomendações práticas que garantam acesso permanente ao património documental digital.

Hoje em dia o conhecimento é criado e disponibilizado em formato digital e a sua perda pode levar ao empobrecimento da humanidade. Apesar da aprovação da Carta da UNESCO sobre a Preservação do Património Digital em 2003, o risco de perda de património digital ainda é desconhecido.

Obstáculos de natureza jurídica, tecnológica, social, financeira e política devem ser superados para garantir a sustentabilidade do conteúdo digital. Assim, a conferência terá como objetivo:

  • O lançamento de iniciativas específicas relacionadas com a preservação digital e promoção do acesso ao património documental através da digitalização;
  • Atualização ou revisão da Carta da UNESCO sobre a Preservação do Património Digital;
  • Identificação de marcos legais que facilitem a preservação digital;
  • O acordo sobre promoção e desenvolvimento de normas e padrões para intercâmbio entre as instituições;
  • Definir os papéis dos profissionais, acadêmicos, indústrias e governos para resolver vários problemas e um modelo para a sua cooperação.

Similar Posts