ISBD consolidada
BNP
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) acaba de lançar uma nova publicação técnica “Descrição bibliográfica internacional normalizada (ISBD): edição consolidada“.

Estabelecida pela IFLA há mais de trinta anos, a Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD) tem constituído um instrumento essencial para a formulação e comunicação normalizada de informação bibliográfica em bibliotecas de todo o mundo, quer integrando a maioria dos códigos de catalogação quer sendo aplicada diretamente. Naturalmente, a ISBD foi também abrangida pelo amplo movimento de reformulação de conceitos e de desenvolvimento de novos documentos orientadores e normas que se tem vindo a desenrolar nos últimos quinze anos e em que se destacam particularmente os novos Princípios Internacionais de Catalogação e o modelo FRBR com os quais esta nova ISBD se encontra já harmonizada.

Para além desta harmonização essencial, a nova edição da ISBD representa uma revisão e consolidação das diferentes ISBD anteriores, antes desenvolvidas separadamente para diferentes tipos de recursos, assegurando, assim, uma coerência transversal indispensável, tanto para a aplicação atual da norma como para a sua manutenção futura.

A presente edição portuguesa traduz a ISBD – edição consolidada, publicada pela IFLA, em 2011, na sequência e em resultado da revisão internacional de uma primeira edição consolidada preliminar, disponibilizada em 2007.

Para mais informações, consulte a Livraria Online da BNP.

Fonte: BNP

Similar Posts