No passado dia 14 de Dezembro, decorreram as V Jornadas Profissionais da Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes: “Conocimiento para la innovación: espacios que exploran una democracia más abierta”.

rbic

As V jornadas contaram com a participação de vários especialistas de reflectiram e debateram várias visões sobre iniciativas e o conceito de inovação, enquanto motor da evolução tecnológica, da estretura da Web e o acesso à informação.

Esta iniciativa centrou-se no debate em torno dos temas da inovação aberta, da inteligência estratégica e no fomento da troca de experiência e na disseminação livre de conteúdos e conhecimento, como o Linked Open Data e o Open Collaboration, conceitos que potenciam a inovação e que podem ser analisados na perspectiva da gestão da informação.

A criação, proliferação e construção colectiva do conhecimento apresenta-se como uma condições necessária e essencial para um espaço público mais democrático e mais aberto aos cidadãos.

As actas das V Jornadas podem ser consultadas neste endereço: http://www.cervantes.es/bibliotecas_documentacion_espanol/para_bibliotecarios/jornadas/jornada_5/actas.htm

Fonte: Instituto Cervantes

Similar Posts