diagnostico gtavJá se encontra concluído e publicado o Diagnóstico ao Estado do Património Audiovisual Nacional, acessível no sítio da BAD  em http://www.bad.pt/publicacoes/diagnostico_patrimonio_audiovisual_nacional.pdf. Este estudo inédito foi desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Arquivos Audiovisuais da BAD durante o ano de 2012, de acordo com a sua missão centrada na salvaguarda e na preservação do património audiovisual português.

Este diagnóstico foi considerado essencial e prioritário para um conhecimento mais lato do panorama arquivístico nacional ao nível da informação audiovisual. Para tal foi efetuado um inquérito dirigido a um conjunto representativo de instituições, públicas e privadas, passíveis de produzirem, gerirem e/ou custodiarem este tipo de informação de extrema vulnerabilidade.

Este instrumento avaliou parâmetros como a dimensão e a tipologia dos acervos, o seu estado de preservação, as condições de acesso e as necessidades de formação dos profissionais, de modo a compreender a forma como as instituições gerem este tipo de informação. Este estudo pretende, ainda, ser um ponto de partida para futuras análises e contribuir para a implementação de novas políticas de gestão desta informação, constituindo um instrumento facilitador de futuras ações de formação dirigidas a profissionais e a empresas.

Similar Posts