BPENo dia 23 de Abril, a partir das 14.30 horas tem lugar na Biblioteca Pública de Évora a conferência “Antigos e novos livros: Leitura e literacia na Sociedade da Informação”, que assinala o Dia Mundial do Livro.

A conferência constitui-se de duas comunicações: a primeira, de José Afonso Furtado (da Fundação Calouste Gulbenkian), tem como tema “Ler em ecrãs: uma nova cultura para a leitura”, e a segunda, proferida por Carmen Agustin (professora da Universidade de Saragoça), intitula-se “La alfabetización informacional en las bibliotecas”.

Entre os temas abordados pelos oradores contam-se os seguintes:

  • As mudanças ocorridas nas décadas mais recentes em termos de suportes de leitura, com a emergência e disseminação dos e-books;
  • As novas competências necessárias aos estudantes e ao cidadão comum para lidarem com os novos suportes;
  • O que devem fazer as bibliotecas (escolares, universitárias, e públicas) para se adaptar a estas novas realidades.

Os temas a discutir nesta sessão são do maior interesse e atualidade para bibliotecários e professores de todos os níveis de ensino, e especialmente, para aqueles que desempenham funções em bibliotecas escolares ou universitárias, ou de algum modo estão associados a atividades de promoção da leitura.

A participação nesta sessão é livre e gratuita, mas para participarem os interessados deverão inscrever-se no sítio na Internet da Biblioteca Pública de Évora.

Fonte: Biblioteca Pública de Évora

Similar Posts