museum librarianshipJá na sua segunda edição, esta obra tem como objetivo principal servir como guia para bibliotecas e serviços de informação em museus. Trata-se de um trabalho que se desenvolve a partir da proposta inicial de que as bibliotecas em museus são unidades ativas que suportam e apoiam o museu. Desta forma, mais do que o espaço, esta obra trata sobre as pessoas, as funções e os serviços que podem ser desenvolvidos nestas bibliotecas especializadas.

Organizado em nove capítulos, este trabalho aborda, por um lado, questões técnicas relacionadas com o desenvolvimento e a organização da coleção, o espaço, o mobiliário e o equipamento ou as tecnologias de informação; e, por outro lado, questões relacionadas com a gestão da biblioteca nas suas mais diversas vertentes: recursos humanos, recursos financeiros, entre outros, com uma nota particular sobre a relação dos arquivos com os museus e as bibliotecas, que muitas vezes são geridos pela própria biblioteca.

O último capítulo é dedicado à interação e cooperação entre a biblioteca e o museu e de que forma estas podem ser potenciadas. Nas palavras da autora:

“…this book is not about the library as a storage area for books and magazines, but as a resource for information services – a group of functions supporting the museum, its agenda, and its activities”.

BIERBAUM, Esther Green – Museum librarianship. 2ª ed . Jefferson : McFarland & Company, 2000. 189 p. ; 26 cm . ISBN 978-0-7864-0867-2.

Similar Posts