CasaMateus
Casa Mateus
A Fundação da Casa de Mateus, em parceria com a Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva e a Faculdade de Letras do Porto, organiza no próximo dia 1 de Junho o Workshop intitulado “Os Arquivos Pessoais e Familiares. Da representação da informação ao acesso”.

Conservados em instituições de Memória ou resguardados na intimidade familiar, cobrindo toda a malha geográfica do Pais, os Arquivos Pessoais e Familiares detém várias particularidades que os diferenciam dos demais acervos.

Considerados como fontes exclusivas para a História Familiar, para a Genealogia e para a Biografia, estudos recentes tem vindo a revelar a sua importância incontornável para a construção da Memoria do País e das comunidades locais.

A complexidade dos contextos de produção, acumulação e transmissão da informação, a heterogeneidade dos seus conteúdos, os diversos modelos metodológicos aplicados no tratamento arquivístico e a comunicação do seu conteúdo são temas que importa reavaliar.

O Workshop incidirá essencialmente nas diferentes abordagens aplicadas a classificação destes acervos, colocando a tónica no papel da mediação como fator determinante para o acesso a informação, em plena Sociedade da informação e do Conhecimento.

Reunindo um conjunto de profissionais pertencentes aos Arquivos e a Universidade, pretende constituir-se e potenciar um espaço de reflexão a escala Ibérica sobre a essência dos Arquivos Pessoais e Familiares.

Fonte: Fundação Casa de Mateus Casa

Similar Posts