locloud-logoA Rede de Boas Práticas LoCloud foi oficialmente lançada nos dias 19 e 20 de Março de 2013 no Arquivo Nacional Norueguês, em Oslo. A reunião juntou técnicos de 32 entidades parceiras de 28 paises europeus. Juntos, discutiram e planearam as actividades do projecto LoCloud para os próximos 3 anos.

Os contéudos digitais das pequenas e médias entidades europeias como os museus, arquivos e bibliotecas ainda se encontram subrepresentados na web, nomeadamente, na Europeana. A utilização da tecnologia Cloud poderá permitir uma solução de fácil utilização e financeiramente sustentável para a disponibilização online dos conteúdos digitais destas entidades.

O projecto LoCloud pretende desenvolver soluções tecnológicas e serviços na cloud para ajudar as pequenas e médias entidades na agregação e disponibilização online dos seus conteúdos digitais, nomeadamente, na Europeana.

Iremos explorar o potencial da infraestrutura tecnológica Cloud para a agregação de conteúdos digitais bem como desenvolver um conjunto de micro-serviços que permitam trabalhar a georeferenciação e o enriquecimento dos metadados associados aos conteúdos digitais, vocabulários multilingua para História Local e Arqueologia e uma aplicação Wikimedia para a gestão de conteúdos, entre outros.

Como principal resultado das actividades do LoCloud iremos disponibilizar, no conjunto dos parceiros, mais de 4 milhões de novos conteúdos digitais na Europeana. Para cumprirmos este objectivo contamos com uma equipa de projecto constituída por um grupo de parceiros tecnológicos, fornecedores de conteúdos, parceiros com elevada experiência em bibliotecas, museus, arquivos e outras entidades culturais, o que no seu conjunto constitui um consórcio forte e preparado.

Gunnar Urtegaard, do Arquivo Nacional Norueguês e coordenador do LoCloud fechou a reunião de arranque de projecto dizendo o seguinte: “se conseguirmos manter as coisas simples para os fornecedores de conteúdos e para os utilizadores desses conteúdos e conseguirmos resolver a complexidade entre os dois, então este projecto tem todo o potencial para ser um grande sucesso.

Contacto:

Gunnar Urtegaard
gunurt@arkivverket.no
National Archive Norway/Riksarkivet
Box 4013 Ullevål stadion
0806 Oslo
Norway

Em Portugal:
Fundação Museu Nacional Ferroviário
Maria José Teixeira
jteixeira@fmnf.PT

  •  A Europeana.eu disponibiliza o acesso a conteúdos digitais provenientes de entidades europeias como galerias, bibliotecas, museus, arquivos e colecções audiovisuais. Actualmente conta com mais de 26 milhões de representações digitais de livros, fotografias, pinturas, filmes e documentos sonoros de mais de 2.200 entidades europeias de todos os Estados-membro.
  • O LoCloud é um dos projectos ligados à Europeana e co-financiado pela Comissão Europeia, cujo objectivo é contribuir para o desenvolvimento da Europeana e aumentar e melhorar os seus conteúdos. O Locloud surge a partir de duas Redes de Boas Práticas anteriores: CARARE – criação de um repositório e agregador para conteúdos das áreas da Arqueologia e Arquitectura e EUROPEANALOCAL – projecto que agregou várias entidades europeias e que contribuiu com mais de 5 milhões de conteúdos para a Europena. O projecto LoCloud é co-financiado pela Comissão Europeia – ICT Policy Support Programme

Maria José Teixeira (FMNF – Fundação Museu Nacional Ferroviário)

Similar Posts