enumerate
BNP
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) está a coordenar a participação portuguesa no Projeto Enumerate (2011-2013), que visa a recolha e análise estatística, em larga escala, de dados sobre a digitalização, o acesso e a preservação digital do património cultural europeu. O segundo questionário Enumerate está disponível online até 15 de novembro.

O Projeto Enumerate é liderado pelo Collections Trust (Reino Unido), sendo constituído por um consórcio de 10 parceiros, que têm desenvolvido um conjunto de inquéritos para a recolha em larga escala de dados estatísticos, que permitam análises mais abrangentes e fiáveis das atividades de digitalização desenvolvidas pelos organismos europeus com responsabilidades no âmbito do património cultural.

Os resultados alcançados pelo Projeto Enumerate são publicados numa plataforma de dados abertos, de modo a ser possível a respetiva consulta e reutilização por parte da Comissão Europeia e de todas as entidades interessadas, podendo nomeadamente ser utilizada como base fiável para a tomada de decisões estratégicas sobre investimentos em atividades de digitalização.

Até ao próximo dia 15 de novembro, milhares de instituições na União Europeia responderão a este segundo inquérito, esperando-se também a participação das bibliotecas, arquivos e museus portugueses.

Pode encontrar mais informação sobre o projeto e a rede ENUMERATE em www.enumerate.eu. O relatório com os principais resultados do Questionário de 2012 está disponível para download em www.enumerate.eu/en/statistics/

Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal

Similar Posts