ifla2010A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) acaba de publicar a tradução portuguesa da 2.ª edição revista e atualizada das Diretrizes da IFLA sobre os serviços de biblioteca pública.

Estas diretrizes destinam-se a orientar os bibliotecários no desenvolvimento de serviços de biblioteca adequados às necessidades das comunidades que servem, abrangendo áreas tão diversas como gestão de coleções, marketing, formação profissional, entre muitas outras.

Esta segunda edição, publicada pela IFLA em 2010, foi elaborada por membros da Secção de Bibliotecas Públicas da IFLA e teve como editoras Christie Koontz e Barbara Gubbin.  Contém numerosos novos exemplos de práticas de serviços em bibliotecas e também endereços Web para projetos, iniciativas e fontes mais detalhadas de informação sobre os vários assuntos abordados..  Foram-lhe introduzidas novas secções, nomeadamente sobre o valor das bibliotecas públicas, os serviços de governo eletrónico, a gestão da coleção digital, entre várias outras.

O documento pode ser descarregado no portal da Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas em: http://rcbp.dglb.pt/pt/noticias/Paginas/DiretrizesdaIFLA_Trad.aspx

Fonte: Célia Heitor (DGLAB)

Similar Posts