Publicado o Cadernos BAD 2012/2013 – número comemorativo do 40º aniversário da Associação e dos 50 anos dos Cadernos

CadernosBAD_2012_2013-capaFoi apresentado no passado dia 7 de dezembro em Coimbra, no âmbito do almoço-comemorativo do 40º aniversário da BAD, o número duplo relativo aos anos 2012 e 2013 do Cadernos BAD.

Este número comemorativo vem assinalar os 40 anos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e também os 50 anos de publicação dos Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação.

Este número especial está já em distribuição gratuita pelos associados da BAD, disponível para venda na sede da Associação em Lisboa, e pode ser encomendado pelo website da Associação em www.apbad.pt/Edicoes/Edicoes_ListaCadernos.htm.

Pode ler-se no editorial:

Este número do Cadernos BAD é editado exatamente quando se celebram os seus 50 anos e quatro décadas depois da primeira reunião da Assembleia Geral da BAD, onde foram eleitos os seus corpos dirigentes, a 7 de Dezembro de 1973.

Celebrando esta ocasião, os primeiros textos deste Cadernos não poderiam deixar de ser dedicados a todos os profissionais que construíram a BAD, e a quem todos devemos reconhecimento. O texto de Maia Amaral «Apontamentos para a história da BAD», a crónica publicada no Diário de Lisboa a 6 de Dezembro de 1973, «Bibliotecários precisam-se», as «Memórias dos Cadernos nos seus 50 anos», de Maria do Rosário Pericão, a análise biométrica dos Congressos BAD (1985-2012), marcam aqui esta memória do passado projetada no presente e no futuro.

Para além desta componente histórica, os restantes textos que compõem este número são o espelho claro da atividade de reflexão, investigação, inovação e recriação na área das ciências documentais e no universo da informação e documentação, e dos principais temas de atualidade. São disso exemplo os textos sobre bibliometria, biblioterapia, redes sociais, preservação digital e literacia informacional.

Que melhor homenagem poderíamos prestar aos profissionais de informação e documentação do que a de continuar a ser o seu lugar de encontro, debate, reflexão e ação? A nossa Associação: a BAD.

Sumário:

  • Editorial

40 ANOS DA BAD

  • Apontamentos para a história da BAD / E.A. Maia do Amaral
  • Artigo do Diário de lisboa de 6 dez. 1973 “Bibliotecários precisam-se” / Nota explicativa de Henrique Barreto Nunes
  • Uma análise bibliométrica do congresso nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas (1985-2012) / Silvana Roque de Oliveira, Catarina Moreira José Borbinha, María Ángeles Zulueta García

50 ANOS DOS CADERNOS BAD

  • Para um compêndio de história / Adelino Calado
  • Memórias de cadernos nos seus cinquenta anos / Maria do Rosário Pericão

ENSAIOS, ESTUDOS E PROJETOS

  • Aberta e patente a todos: os quinhentos anos (pelo menos) da biblioteca da Universidade de Coimbra / A.E. Maia Amaral
  • A emergência de um novo desafio profissional: os arquivos na formação da identidade cultural e da consciência histórica do cidadão / Maria de Lurdes Henriques
  • Políticas de preservação digital nos arquivos municipais portugueses / Anita Goreti Estêvão Tinoco
  • Utilização de licenças creative commons por instituições culturais / Teresa Raposo Nobre
  • Biblioterapia: estado da questão / Ana Cristina Abreu, María Angeles Zulueta García, Anabela Henriques
  • As redes sociais – ferramentas de comunicação no ensino superior / Maria Eduarda Pereira Rodrigues
  • Desenho e construção do questionário de literacia da informação do ensino superior – IL-HUMASS: estudo qualitativo (parte I) / Carlos Lopes, María Pinto Molina

TESTEMUNHOS

  • Atos de caça e recoleção / José Pacheco Pereira

LEITURAS

  • Bibliotecas Maravilhas de Portugal / Eduardo Pires de Oliveira
  • Memórias e diário íntimo de um fidalgo bracarense (1787-1810) / Armando Malheiro da Silva

Sobre o Autor

Pedro Príncipe: Especialista de Informação. Bibliotecário. Atualmente no Serviços de Documentação da Universidade do Minho - gabinete de projetos Open Access. Formador na área TIC. Coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD.

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.