LinkedData arch Lib museumcilip_facetEstá disponível on-line (http://tinyurl.com/olqvvng) o catálogo de publicações da editora -Facet Publishing – do CILIP para profissionais de informação.

A destacar as áreas dedicadas a “bibliotecas digitais”, “metadados” e “museus e património”.

Nesta 1.ª área surge-nos uma obra, a ser editada este ano, sobre gestão e recuperação de informação (objetos culturais) em ambiente digital.

Esta tenta analisar e interpretar, de entre a variedade de recursos de informação, não textual (imagem, imagem em movimento, áudio, etc.) o intrincado processo em curso – gestão e integração da informação das instituições de memória, no digital – através da apresentação de: projetos de digitalização realizados por algumas organizações (casos de estudo); na abordagem pela descrição dos recursos de informação e a importância dos metadados; na web-semântica e a descrição dos objetos culturais, e pela importância do social networking na partilha, disponibilização e acesso à informação.

Discovering, retrieving and managing digital cultural objects: from theory to pratice” (Allen Foster and Pauline Rafferty, 2014)

Quanto aos metadados será igualmente editado, uma investigação sobre comunicação de metadados dos recursos de informação contidos nas bibliotecas, arquivos e museus.

Com recurso a estudos de caso, esta obra tenta abordar uma das grandes preocupações dos profissionais de informação, no que toca a disponibilizar de forma ágil, fidedigna e criteriosa a informação contida nas instituições de memória. Numa tentativa de maximizar a visibilidade dos seus recursos de informação, em ambiente web, para os seus utilizadores e potenciar a gestão eficaz e harmonizada dos metadados associados às suas coleções.

Esta será sem dúvida uma obra a explorar.

Linked data for libraries, archives and museums: how to clean, link and publish your metadata” (Seth van Hooland and Ruben Verborgh, 2014)

Realçamos ainda outras obras dedicadas à arquitetura de informação, à gestão de metadados e a sua crescente importância na descrição dos recursos de informação em ambiente digital.

Information resource description: creating and managing metadata” (Philip Hider, 2012)

Metadata for digital collections: how-to-do-it manual” (Stephen J. Miller, 2011)

Na área dos museus e património, além dos temas associados à gestão de coleções museológicas e organização de exposições, destacamos a obra dedicada à gestão do património cultural em ambiente digital (web). Esta obra, pelo resumo que é disponibilizado, tenta fornecer exemplos de práticas e experiências de outras instituições no que à gestão de coleções em ambiente web diz respeito. Dá dicas e fornece recursos que poderão auxiliar na tomada de decisão, no momento de adotar uma estratégia e optar pela tecnologia mais apropriada à necessidade de cada instituição.

Managing and growing a cultural heritage web presence: a strategic guide” (Mike Elis, 2011)

As opções não se esgotam por aqui… existem outras obras igualmente importantes neste universo que é o mundo da informação e dos profissionais que a gerem!

Paula Moura

GT-SIM BAD

 

Similar Posts