quedas-de-KalandulaNo passado dia 21 de Março de 2014, no Anfiteatro do Edifício de S. Bento no Departamento de Ciências da Vida da UC, foi apresentado o “Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra: Plataforma Digital de Coleções e História da Botânica”. A iniciativa inseriu-se na programação da XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, comemorativa do 724º aniversário da UC.

 

A página web www.arquivodebotanica.uc.pt  constitui um output do projeto “A história da Botânica na Universidade de Coimbra e a sua expressão no mundo lusófono: de Brotero a Abílio Fernandes” (Proj. HC/0064/2009), financiado pela FCT e coordenado por investigadores do Departamento de Ciências da Vida. Esta página visa divulgar um arquivo temático na área da botânica com características ímpares a nível nacional e garantir a sua acessibilidade ao público em geral e à comunidade científica nacional e dos países de expressão portuguesa, sobretudo africanos. Simultaneamente permite divulgar o projeto e a informação produzida no decurso do mesmo.

A página Web integra uma plataforma que proporciona ao utilizador o cruzamento da informação contida em diversas bases de dados relacionadas com a Botânica, associando informação em vários suportes e matérias independentemente da sua localização física ou da entidade detentora. Concretamente, oferece possibilidades de pesquisa nas bases de dados de:

a) Biblioteca Digital de Botânica (http://bibdigital.bot.uc.pt): projeto pioneiro de digitalização e difusão, financiado pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento, em 2006, e que foi levado a cabo por investigadores do Departamento de Ciências da Vida, alguns dos quais integram a presente equipa e a equipa do projeto “No Trilho dos Naturalistas: as expedições botânicas em África”;

b) Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (ABUC), situado cronologicamente entre os séculos XIX e XX; compõe-se de informação/documentação textual (em suporte papel e pergaminho), fotográfica (negativos, diapositivos e provas em suporte película, vidro e papel fotográfico) e fílmica (um filme em depósito na Cinemateca Portuguesa). Nele encontramos documentação/informação sobre o Jardim Botânico da UC (fundado em 1772 aquando da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra; parte da documentação encontra-se também Arquivo da Universidade de Coimbra), o Herbário da Universidade de Coimbra (internacionalmente identificado pela sigla COI e o segundo maior da Península Ibérica, logo a seguir ao de Madrid) e o Index Seminum (o mais antigo banco de sementes em Portugal).

c) Herbário da Universidade de Coimbra (COI) (http://www.uc.pt/herbario_digital)

d) Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (http://www.uc.pt/jardimbotanico)

e) Museu de Botânica da Universidade de Coimbra (integrado no Museu da Ciência da UC) (http://www.museudaciencia.pt/; http://museudaciencia.inwebonline.net/)

Estas bases de dados têm gestão independente e são regularmente atualizadas. Para trabalhar os dados a partir de cópias das bases de dados originais, ou das partes das mesmas consideradas relevantes, foi construída uma interface de gestão (BackOffice). Os campos agregadores considerados são o nome científico da espécie, a localização geográfica (local de colheita, por exemplo) e outros temas em comum que possam estabelecer a referida ligação. A plataforma permite a visualização da informação em comum e ainda a ligação a cada uma das interfaces Web de cada base de dados.

Ao mesmo tempo, a página web do Arquivo de Botânica da UC vai permitir reunir num único local a informação produzida e os objetos digitais, associando-os à descrição arquivística e à criação de sub-páginas temáticas, que organizarão conteúdos específicos que estão agora dispersos (e.g.: Expedição a S. Tomé de 1885, Missão Botânica de 1927, etc.).

A página do Arquivo de Botânica será uma plataforma dinâmica, com frequentes atualizações e adição de novos conteúdos documentais, notícias e artigos. Conta-se também com a participação do público através do “Colabore connosco” onde é solicitada a colaboração na recolha de novas informações, documentos, fotografias, etc.

Ana Margarida Dias da Silva [1]

Nota biográfica

Mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É desde 2010 responsável pelo arquivo da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco de Coimbra. Trabalhou em regime de prestação de serviços no Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra.

 

_________________________

[1] Este texto contou com a colaboração de M. Teresa Gonçalves, António Carmo Gouveia e Joaquim Santos (Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra), a quem agradecemos.

Similar Posts