Ana Roxo e  Vânia Azevedo na Universidade de Aveiro
Ana Roxo e Vânia Azevedo na Universidade de Aveiro
O Programa de Mobilidade da BAD, iniciativa do grupo de trabalho das bibliotecas do ensino superior – A minha biblioteca é a tua biblioteca – arrancou no passado dia 2 de abril com o programa oferecido pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro com o título “O programa de formação de utilizadores das Bibliotecas da Universidade de Aveiro: conteúdos e atividades“. Ana Roxo, da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, participou neste primeiro programa e testemunhou para o Notícia BAD esta sua experência:

Na minha opinião, estes programas de mobilidade permitem-nos partilhar conhecimentos, preocupações e, de certa forma, ajudam-nos a quebrar barreiras porque nos motivam a repensar a nossa forma de entender os serviços típicos de uma biblioteca universitária. Se é verdade que temos os mesmos serviços e até podemos ter as mesmas preocupações, há que ter em conta também que possuímos diferentes formas de lidar com as questões do dia-a-dia. E é essa capacidade que nos torna diferentes.

anaroxo_gt-bes(UAveiro)Foram dois dias que se revelaram úteis e proveitosos, onde tive a oportunidade de aprender, de forma informal. Aliás, esta é uma mais-valia destes programas, pois é mais fácil reter a informação e pensar em novas formas de aplicar conhecimento.

Considero, igualmente, positivo o facto de se poder escolher instituições que foquem temas específicos, ou que tenham projetos que as distingam, pois além de ser uma forma de as valorizar enquanto instituições acolhedoras é também uma forma dos visitantes “se especializarem” em boas práticas numa área específica, tendo muitas vezes como intuito a criação de pequenos projetos que não concretizam com receio de falhar. Também neste ponto, estes programas se podem destacar porque se revelam uma forma de incentivo.

Acredito que estes programas terão cada vez mais adeptos e que nos ajudará a todos a desenvolver as estratégias certas para continuar a servir a comunidade da melhor forma.

Ana Roxo
Ana Roxo ao centro com Susana Dias e Diana Silva da Universidade de Aveiro

Mais informações sobre o programa no site da BAD em http://www.apbad.pt/Seccoes/gtbes_programamobilidade.htm.

Similar Posts