manuela silvaFoi publicado no “Diário da República” do dia 15 de abril o Despacho n.º 5277/2014. D.R. n.º 74, Série II  a partir da Presidência do Conselho de Ministros e Ministério da Educação e Ciência e dos gabinetes do Ministro da Educação e Ciência e do Secretário de Estado da Cultura. Este despacho designa para exercer o cargo de coordenadora do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares Maria Manuela Pargana Santos Silva que sucede assim a Teresa Calçada que assumiu este cargo durante cerca de 18 anos.

Apresenta-se em seguida a nota curricular da nova coordenadora do Programa RBE:

Habilitações académicas:
  • Licenciatura em História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa — 14 valores, 1981; Componente curricular do Mestrado em Educação e Leitura na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia, Universidade de Lisboa — Muito Bom, 2004; Componente Curricular em História Social Contemporânea, ISCTE — 16 valores, 1997;
  • Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante de Documentação e Biblioteca, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa — 14 valores, 1993.
Experiência Profissional
  • Integração como técnica superior no Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, em 1998 com as seguintes responsabilidades: execução orçamental, coordenação das candidaturas das escolas públicas e privadas ao Programa da Rede de Bibliotecas Escolares; coordenação das candidaturas dos projetos de excelência Ideias com Mérito, desenvolvimento de projetos em parceria com o Plano Nacional de Leitura; acompanhamento técnico -pedagógico das escolas integradas na RBE.
  • Atividade como formadora em instituições nacionais e internacionais nas áreas da leitura, das literacias da informação, da gestão e organização das bibliotecas escolares, da política de gestão da coleção, da biblioteca escolar e dos desafios que enfrenta no séc. XXI.
  • Participação em conferências e seminários nacionais e internacionais  no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares, das bibliotecas escolares, da leitura e das literacias.
  • Comunicações em conferências e seminários nacionais e internacionais sobre o Programa Rede de Bibliotecas Escolares, a gestão e organização das bibliotecas escolares, a política e gestão das coleções, a leitura e literacia, a leitura e educação, a leitura na sociedade contemporânea e o papel do professor bibliotecário.

 

Similar Posts