bibliotecando
| Notícia BAD

Realiza-se nos dias 2 e 3 de maio a 5ª edição do Bibliotecando em Tomar que tem como Presidente da Comissão de Honra, Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura.

O programa deste Encontro centrar-se-á, este ano, em torno da temática central das Leituras de Lendas e Mitos. Os mitos históricos são, no dizer de António José Saraiva, “uma formação de consciência fantasmagórica com que um povo define a sua posição e a sua vontade na história do mundo”, identificando de seguida a cruzada como o primeiro mito coletivo português. Partindo desta ideia central, pretende-se debater a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com os mitos e lendas que povoam o nosso imaginário coletivo.

À semelhança das quatro edições anteriores, optou-se por apresentar abordagens diferenciadas da problemática central, organizando-se os painéis em torno dos seguintes temas: o mito do fim das bibliotecas; leitura de mitos da ciência; leitura das lendas e dos mitos na literatura; leitura dos mitos da (nossa) História; leitura do mito templário, leitura do mito da (des)construção da Casa Grande Portuguesa ou a questão dos processos de colonização e descolonização em termos dos mitos que lhes estão associados.

Do programa deste ano constam os seguintes oradores: Alexandre Borges, Aniceto Afonso, António Albuquerque, António Cândido Franco, Carlos Fiolhais, Carlos Matos Gomes, Carlos Trincão, Carlos Veloso, Ernesto Jana, Glória Bastos, Guilherme d’ Oliveira Martins, José Gil, Luiz Graça, Maria José Moura, Miguel Miranda, Miguel Real, Miguel Vale de Almeida, Paulo Loução e Teresa Calçada.

O Encontro está em processo de acreditação pelo CCPFC.

As inscrições, o programa e todas as informações úteis podem ser obtidas no site oficial, em: http://www.bibliotecandoemtomar.ipt.pt/

Os participantes de Bibliotecando em Tomar têm direito a entrada gratuita e garantida no Congresso da Sopa que se realiza no Mouchão Parque no dia 3 de maio.

Similar Posts