icaDia Internacional dos Arquivos: uma grande ocasião para a promoção do trabalho em rede!

Participe nas comemorações do International Council on Archives, enviando uma imagem jpeg do seu arquivo, associada à localidade onde trabalha, para Mies Langelaar em Roterdão, no seguinte endereço: Langelaar M. (Mies), m.langelaar@Rotterdam.nl.

A imagem será carregada no dia 9 de junho de 2014 num site especialmente desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos, que só estará disponível precisamente a partir daquela data.

Para participar deve incluir duas frases: uma que descreva o documento que selecionou e outra com uma mensagem para a comunidade arquivística internacional.

Compartilhe os seus tesouros com colegas em todo o mundo!

Para mais informações veja aqui o site do CIA.

 

Contexto

No Congresso Internacional de Viena em 2004, os 2000 participantes aprovaram uma resolução para requerer às Nações Unidas a criação do Dia Internacional dos Arquivos. Em 2007 a Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec,  escolhe o dia 9 de junho, por ter sido a 9 de junho de 1948, que a UNESCO criou o CIA. Esta decisão foi aprovada pela Comissão Executiva do CIA e adotada pela comunidade arquivística.

O objetivo da criação de um Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que globalmente se desenvolvam acções de promoção e divulgação da causa dos arquivos. O CIA incentiva a que se promovam ações para:

  • Informar o público sobre a importância dos arquivos na defesa dos seus direitos e da sua identidade;
  • Informar os responsáveis das instituições sobre os benefícios das boas práticas arquivísticas para a gestão e tomada de decisão informada;
  • Informar os setores público e privado sobre a necessidade de preservar a longo prazo os arquivos e de lhes proporcionar acesso;
  • Promover e divulgar junto do grande público, documentos únicos, extraordinários e raros preservados em instituições arquivísticas;
  • Aumentar a visibilidade e melhorar a percepção que o público tem sobre os arquivos.

 

Similar Posts