Isabel Gonçalves

IMG-coimbra-1[1]Realizou-se no passado dia 16 de Maio a quarta sessão do Ciclo de Reflexões e Debates do Grupo de trabalho de Gestão de documentos de arquivo da BAD (GT-GDA), subordinado ao tema: “Arquivos e Web semântica”. O referido evento, organizado em parceria com a Direção Regional da BAD Centro, decorreu no Arquivo da Universidade de Coimbra, e contou com a participação de Pedro Rangel Henriques, que incidiu a sua apresentação numa reflexão teórica sobre a Web semântica, e do Eng. José Carlos Ramalho, que centrou a sua apresentação na importância da construção de ontologias sobre a informação de arquivos e, em especial, as tecnologias de dados abertos interligados, com vista à disponibilização e interoperabilidade de conteúdos arquivísticos. A moderação do debate esteve a cargo de Pedro Penteado da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e da equipa coordenadora do GT-GDA.

O orador incumbido pela componente teórica, Pedro Rangel Henriques, da Universidade do Minho (UM), efectuou um breve enquadramento sobre a evolução da Web para a Web semântica, através da qual se pretende capturar o significado de dados e informações disponíveis na Internet, provenientes de várias fontes, potenciando a sua interligação para que a os resultados das pesquisas sejam os mais precisos possíveis. Referiu que os vocabulários controlados por si só são insuficientes para uma completa exploração dos documentos e daí a necessidade da construção de linguagens para especificação semântica, como as ontologias (especificação formal e explícita do conhecimento que permite a troca de informação entre aplicações), que permitem agregar valor à informação disponível, ou seja, transformá-la em informação útil e facilmente acessível, convertendo informação desestruturada ou semi-estruturada em estruturada.

A apresentação de José Carlos Ramalho, da UM e da empresa Keep Solutions, reforçou a perspectiva do anterior orador sobre as potencialidades da Web semântica e da sua evolução constante. Referiu a importância da implementação de um conjunto de práticas com função de publicar e estruturar dados na Web dando como exemplos, entre outros, os URI’s como mecanismo global e único de identificação, a linguagem RDF e o protocolo http. Estas tecnologias são a base da proposta Linked Open Data, oferecendo, assim, novas possibilidades de navegação qualificada, utilizando uma nova geração de programas semânticos, capazes de interpretar e seguir links, ou seja, uma navegação semântica e cognitivamente mais rica.

IMG_2385[1]Neste sentido, foi referida a importância de adicionar semântica aos vocabulários controlados utilizados para a descrição arquivística, efetuada de acordo com a ISAD (G), de forma a fornecer uma maior precisão do sentido dos dados e a permitir uma maior interoperabilidade entre estes.

O orador terminou a sua apresentação alertando para a necessidade de serem os arquivistas a definirem sobre que dados devem ser anotados semanticamente, como o devem ser, com que vocabulários, que ligações devem ser feitas, etc.

Seguiu-se um período de debate, onde se reflectiu sobre o acesso aberto à informação de arquivo e sobre a necessidade de diálogo sobre a construção da Web semântica no país, envolvendo o organismo de coordenação da política arquivística, os produtores de conteúdos e descrições e as empresas fornecedoras de software de descrição.

As apresentações realizadas encontram-se disponíveis aqui: Arquivos e Web semântica;  A web semântica

 

Similar Posts