Título do Webinar: Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local: O que é e como se construiu?

Data e hora: 26 de junho das 21h30 às 22h30.

Orador/tutor: Helena Neves, Câmara Municipal de Lisboa.

Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Arquivos Municipais.

webinars2014_banner_500

RESUMO

Apresenta-se o Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL) como o resultado de um trabalho colaborativo e harmonizado entre várias entidades. A Administração Pública é uma realidade global envolvendo entidades distintas que interagem nos seus negócios. Uma ferramenta que pretenda promover a transversalidade e a interoperabilidade só cumpre os seus objetivos se, no processo da sua construção, conseguir aproveitar sinergias e estabelecer pontes de entendimento.
Construído tendo presente estes princípios, o PCIAAL assenta numa abordagem supra-institucional e supra-orgânica, com preocupações ao nível da classificação e da avaliação, e vocacionado para ser utilizado no momento da produção documental, independentemente do suporte utilizado.
A implementação do PCIAAL pressupõe, necessariamente, a adoção da abordagem por processos de negócio, o que implica a alteração de práticas administrativas e, consequentemente, da organização da documentação.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

– Compreender o modelo conceptual subjacente ao Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local;
– Conhecer a metodologia de construção do Plano de Classificação e a forma (modelo) de representação dos processos de negócio;
– Antecipar preocupações e cuidados a ter na implementação do Plano de Classificação nos sistemas de informação das Autarquias.

Similar Posts