FormacaoAcoresForam adjudicadas 3 formações à BAD, todas incluídas no plano anual de formação do CEFAPA – Centro de Formação da Administração Pública dos Açores.

A primeira formação, “Introdução arquivística à gestão de documentos em formato digital e a sua preservação a longo prazo”, realizou-se nos dias 19 e 20 de maio, nas instalações da Delegação Regional dos Açores, e foi ministrada por Ricardo Gaspar. Esta formação era destinada a dirigentes, técnicos superiores, coordenadores técnicos, assistentes técnicos e técnicos de informática.

Foi seu principal objectivo sensibilizar e dotar os formandos com conhecimentos para: o reconhecimento das potencialidades e dificuldades que a gestão de documentos em formato digital coloca às organizações; a conservação de documentos eletrónicos como um processo pro-ativo e contínuo; as boas práticas e requisitos arquivísticos num eventual projeto de digitalização e, finalmente, o conhecimento das principais opções de preservação a longo prazo. Estiveram presentes 13 formandos, provenientes de diversas instituições da administração pública regional e local.

As restantes formações realizam-se nos dias 1 a 4 de julho e 13 a 16 de outubro, respetivamente, sobre “Arquivo organização e manutenção – avançado” e “Avaliação e preservação digital”.

 

Similar Posts