AdvocacyNuma época de grandes restrições económicas e financeiras (com recursos cada vez mais escassos e alvos de muita procura) e face à tendência para uma desregulamentação facilitadora da arbitrariedade, as bibliotecas enfrentam nos nossos dias uma forte competição nas prioridades dos decisores políticos.

A tendência é para que às bibliotecas seja exigido que façam mais com menos – menos dinheiro, menos pessoal, menos tempo – precisamente num contexto de cada vez maiores exigências de toda a ordem. É assim fundamental que todos os que nelas trabalham comuniquem permanentemente às suas comunidades o valor das bibliotecas e influenciem os decisores no sentido de evitarem certas medidas desfavoráveis e tomarem outras que lhes facilitem o cumprimento das suas missões.

Para discutir estas questões, a BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e o Goethe-Institut Portugal, organizam conjuntamente uma Conferência nos dias 16 e 17 de Setembro de 2014, na Biblioteca Nacional de Portugal, sobre o tema «Advocacy for Libraries», cujo programa pode ser consultado aqui e na qual poderão desde já inscrever-se todos os interessados.

Nesta conferência falarão bibliotecários e professores portugueses e alemães, num programa sobretudo em língua inglesa, a divulgar brevemente. As inscrições – no valor de 5€ para os associados da BAD e de 15€ para o público em geral – deverão ser feitas até ao dia 8 de Setembro aqui.

Similar Posts