CIDEHUS_novo_img
I JORNADA DA (IN)FORMAÇÃO – 9 de Julho de 2014, das 10h00 às 16h00 na
Universidade de Évora, Colégio do Espirito Santo, SALA 103

Informações em: http://www.cidehus.uevora.pt/atividades/eventos/(item)/13764

O CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora organiza a jornada da (in)formação, integrada no programa de doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação, no próximo dia 9 de Julho de 2014.

Segundo o programa, na jornada serão abordados três temas: ferramentas digitais e produção científica; bibliometria e avaliação científica; bibliotecas na era digital.

10h00 -11h00 – Ferramentas digitais e produção científica
– Marie Pellen (CLEO-CRIA/Projecto OpenEdition) – Ferramentas digitais para a comunicação científica nas Humanidades: o exemplo das plataformas de OpenEdition
– Teresa Costa (CIDEHUS/Fundação para a Ciência e a Tecnologia) – A produção científica portuguesa na Web of Science e na Scopus: análise comparativa
11h15 – Pausa
11h45 – 12h45 – Bibliometria e avaliação científica
– Luiza Melo (CIDEHUS/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) – O Impacto das Fontes Electrónicas de Informação no Ensino Superior em Portugal: uma contribuição para a sua análise no contexto das bibliotecas
– Filipa Medeiros (CIDEHUS/Campo Arqueológico de Mértola) – A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores de actividade científica aplicados à historiografia medieval portuguesa (2000-2010) – apresentação de um estudo de caso
13h – Almoço
14h30 -16h00 – Bibliotecas na era digital
– Luísa Alvim (CIDEHUS/Arquivo Municipal Alberto Sampaio/ Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão) – Análise dos resultados ao questionário aos profissionais das bibliotecas públicas portuguesas sobre a missão social da biblioteca pública no Facebook
– Paulo Leitão (CIDEHUS/Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian) – Entre o real e o virtual: A biblioteca 2.0 e as bibliotecas públicas
– Armanda Salgado (CIDEHUS/ Campo Arqueológico de Mértola) – A perceção do marketing nas bibliotecas de Ensino Superior Português: o papel do facebook

Fonte: CIDEHUS

Similar Posts