livroArmanda Salgado (GT-SIM BAD)

Linked Data for Libraries, Archives and Museums trata-se de um manual prático que ensina, não só a dar conta do valor dos metadados já existentes, mas também a agilizar o processo de criação de novos metadados.

Por um lado, bibliotecas, arquivos e museus encontram-se a enfrentar o desafio em proporcionar o acesso a coleções diversificadas e em crescimento, mas, por outro lado, têm de ter em conta os cortes orçamentais na organização. A chave para contornar este desafio e constrangimento financeiro passa, segundo este manual, pela criação; disponibilização de links e publicação de metadados de boa qualidade, como Linked Data, permitindo que as colecções se tornem visíveis, disponibilizadas e divulgadas de forma sustentável.

Seth van Hooland e Ruben Verborgh, autores deste manual e especialistas de metadados, introduzem os conceitos chave em termos de padrões de metadados e de Linked Data, demonstrando a forma como podem ser aplicados na prática de metadados existentes, facultando aos leitores as ferramentas e conhecimento para alcançar o máximo de resultados com recursos limitados.

Os leitores vão aprender a avaliar criticamente e a utilizar métodos (semi) automatizados ao nível de gestão de metadados, através de exercícios práticos no livro e no site que é referenciado no manual. Cada capítulo é construído em torno de um estudo de caso de instituições mundiais, com o objetivo de demonstrar como ferramentas que se encontram disponíveis em livre acesso na web estão a ser utilizadas com sucesso em diferentes contextos de metadados.

Este manual proporciona, assim, o entendimento necessário em termos concetuais e práticos para capacitar os profissionais a tomar as decisões corretas, aquando da disponibilizaçãp na web dos recursos das respetivas organizações.

Os principais tópicos incluem:

  • O valor dos metadados
  • Criação de metadados – arquitetura, modelos de dados e padrões
  • Limpeza de metadados
  • Reconciliação de Metadados
  • Enriquecimento de Metadados através Linked Data
  • Importar e exportar metadados
  • Garantir um modelo de divulgação sustentável

 

Linked Data for Libraries, Archives and Museums
How to clean, link and publish your metadata
Seth van Hooland e Ruben Verborgh
Junho 2014; 224 p.; ISBN 978-1-85604-964-1

Similar Posts