Título do Webinar: Arquivo.pt: uma infraestrutura para investigação

Data e hora: 28 de outubro das 13h00 às 14h00.

Orador/tutor: Daniel Gomes

 

webinars2014_banner_500

RESUMO

Diariamente são publicados milhões de conteúdos exclusivamente na Web como textos, fotografias ou vídeos. No entanto, passado relativamente pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar acessível e perde-se irremediavelmente. Cerca de 80% dos conteúdos são alterados ou desaparecem passado 1 ano da sua publicação.
O Arquivo da Web Portuguesa arquiva e preserva conteúdos da Web relevantes para a comunidade portuguesa. Este projeto destaca-se por ter desenvolvido um serviço de pesquisa textual sobre conteúdos do passado disponível em http://www.arquivo.pt. Através deste serviço público é possível pesquisar rapidamente informação arquivada da web desde 1996.
O Arquivo da Web Portuguesa fornece um serviço de preservação gratuito aos autores da web portuguesa e ao mesmo tempo um recurso valioso de investigação que já foi utilizado por investigadores, por exemplo, para medir de forma automática a acessibilidade da web portuguesa para pessoas com deficiência.
A publicação na Web quebrou barreiras económicas e geográficas ao conhecimento, mas a sua natureza efémera poderá fazer com que se quebre o acesso ao próprio conhecimento. Cabe-nos a responsabilidade de fazer com que a informação publicada em-linha permaneça acessível para as gerações futuras.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Este Webinar apresentará uma motivação para a necessidade premente de preservar a herança cultural da humanidade disponível em-linha.

Será apresentado um enquadramento histórico das iniciativas de arquivo da web criadas pelo mundo desde 1996.

Os recursos de pesquisa disponibilizados pelo Arquivo.pt à comunidade serão descritos, assim como exemplos de conteúdos históricos arquivados.

Similar Posts