A base de dados “Intervenções dos Presidentes da República”, criada com o objetivo de reunir e dar acesso às intervenções dos Chefes de Estado portugueses desde a implantação da República está já disponível em linha.

biblioteca presidenciaAcessível através da página oficial da Presidência da República, a base de dados referencia e dá acesso ao texto integral de cerca de 5000 intervenções – designadamente discursos, declarações, comunicações, mensagens e entrevistas –, tendo sido desenvolvida, e sendo continuamente atualizada, no âmbito da atividade da Direção de Serviços de Documentação e Arquivo da Secretaria Geral da Presidência da República.

Cobrindo, atualmente, e de forma exaustiva, o período posterior ao 25 de abril de 1974, este repositório reúne, assim, as intervenções dos Presidentes António de Spínola, Francisco Costa Gomes, António Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, bem como as que o Presidente Aníbal Cavaco Silva proferiu até ao momento. Por outro lado, inclui já mais de meio milhar de intervenções de oito Chefes de Estado da 1ª República e do Estado Novo.

O presente acervo documental assume elevada relevância política e histórica, e constitui um importante contributo cultural e cívico, enquanto veículo de informação ao serviço dos cidadãos, incluindo os portugueses da Diáspora, bem como ferramenta de trabalho para a comunidade académica nacional e para investigadores de outros países, principalmente nos domínios da Ciência Política e da História Contemporânea de Portugal.

A base de dados ficará acessível através do sítio da Presidência da República, na ligação “Biblioteca da Presidência da República”, visível na página inicial, na área “Ligações”, ou diretamente aqui.

 

Fonte: Presidência da Republica

Similar Posts