Começa no próximo dia 1 de Fevereiro mais uma edição de um curso intitulado “Library Advocacy Unshushed: Values, Evidence, Action”, oferecido pela iSchool da Universidade de Toronto, usando um formato de MOOC (Massively Open Online Course).

library-advocacy-unshushed_608x211O curso é liderado por Wendy Newman, professora daquela escola e uma especialista no tema de renome mundial, e é uma adaptação com a duração de seis semanas de um curso em advocacy de bibliotecas que pode assim ser feito por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, contando com o apoio das associações de bibliotecários do Canadá e dos EUA.

Quem já fez este curso descreveu-o como um grande avanço na sua compreensão e planeamento de atividades, afirmando que o currículo “me mostrou o valor de construir relações”, “alterou muito a minha abordagem à advocacy de bibliotecas” e “ajudou-me a ver a advocacy a uma nova luz.” A edição anterior do curso contou com a participação de mais de 5200 indivíduos.

O curso é oferecido através do consórcio EdX, em que participa a Universidade de Toronto com outras importantes universidades e está disponível para inscrições (gratuitas).

O curso começa no dia 2 de Fevereiro de 2015 e termina no dia 23 de Março. Não há pré-requisitos, embora conhecimentos básicos de biblioteconomia sejam recomendados. Através desta forma aberta de ministrar os cursos, incluindo vídeo, discussões em linha, jogos e entrevistas com especialistas convidados, os participantes aprenderão como serem poderosos defensores dos valores e do futuro das bibliotecas e da biblioteconomia. Os participantes devem prever dedicar quatro a cinco horas de estudo semanais.

Considerando a pertinência e atualidade do tema e as credenciais da sua principal responsável, que já por diversas vezes visitou o nosso país, o Conselho Diretivo Nacional da BAD não tem dúvidas em recomendar a participação neste curso aos seus associados e a todos os profissionais portugueses desta área profissional, na certeza de que ele poderá ser um valioso contributo para um melhor conhecimento do tema e para a melhoria de práticas neste importante sector da nossa atividade profissional.

Adaptação da notícia divulgada pela American Library Association aqui.

Similar Posts