cartazibby

O dia 2 de Abril é comemorado todos os anos como o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem a Hans Christian Andersen, assinalando a data do seu nascimento em 1805.

Todos os anos também, o International Board on Books for Young People (IBBY) convida um escritor e um ilustrador para produzirem uma mensagem e um cartaz alusivos à efeméride. Este ano essa responsabilidade coube aos Emirados Árabes Unidos, sendo a escritora Marwa Al Aqroubi e o cartaz da autoria da ilustradora Nasim Abaeian, ambos subordinados ao lema Many Cultures One Story

Com esta efeméride, os organismos, entidades e pessoas de algum modo ligados à educação, à leitura e às bibliotecas pretendem chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2015, a Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) convidou o ilustrador António Jorge Gonçalves, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser o autor da imagem de um cartaz português que é, como tem sido habitual, distribuído pelas Bibliotecas Públicas.

A BAD associa-se a estas iniciativas particularmente através do jornal “Notícia BAD” que dará especial atenção ao tema, publicando alguns trabalhos jornalísticos e dando notícia do que de mais relevante  for feito em Portugal a este propósito.

Neste sentido apelamos a todos, especialmente aos bibliotecários das bibliotecas públicas e escolares, que nesta altura fazem actividades específicas para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que nos enviem notícias, de preferência prontas a publicar, acompanhadas de uma ou mais fotografias das actividades que desenvolverem. Notícias e fotografias devem ser enviadas para o seguinte endereço de email: editorial@noticia.bad.pt

Similar Posts