london-manifesto“Queremos que o direito de autor seja alterado de forma justa, de modo a adaptar-se às necessidades e a beneficiar os cidadãos europeus” – esta é a principal exigência do recente Manifesto de Londres, publicado no passado dia 1 de Abril pela Libraries and Archives Copyright Alliance (LACA), com o apoio do British Chartered Institute for Library and Information Professionals (CILIP).

Este Manifesto é mais do que uma mensagem a solicitar alterações e uma adaptação progressiva do direito de autor no espaço europeu, aproveitando o recente debate iniciado com a revisão do direito de autor, pretendendo ser uma voz de oposição à pressão crescente que o lobby das indústrias culturais que defende que a revisão da legislação do direito de autor deve apenas servir para fortalecer a proteção e aumentar o retorno financeiro dos detentores dos direitos.

O Manifesto já foi assinado por mais de 30 bibliotecas e associações de bibliotecas e bibliotecários, universidades, centros de investigação e diversas organizações de âmbito cultural, incluindo a BAD.

No ano em que a União Europeia está a efetuar uma revisão da legislação sobre direito de autor, é muito importante contribuir com sugestões de alteração que beneficiem os utilizadores de conteúdos protegidos, com destaque para os domínios do ensino superior e das bibliotecas de investigação.

O Manifesto de Londres define, em 10 pontos, as principais alterações necessárias para que o direito de autor se torne justo e equilibrado para todas as partes intervenientes.

De forma a dar a maior visibilidade possível a esta iniciativa, a BAD convida todas as organizações interessadas a assinar o Manifesto e ainda a promovê-lo e apoiar a sua divulgação nas redes sociais, através da utilização da hashtag #faircopyright ou através do Twitter com a seguinte frase: We need #faircopyright across Europe.

Similar Posts