bibliotecandoGuilherme de Oliveira Martins e Teresa Calçada são os oradores convidados do primeiro painel sobre “Educação e Ciência”, com que abre no dia 8 de maio a sexta edição de “Bibliotecando em Tomar”. Este ano dedicada ao tema “Leituras de Abril”, o Encontro reúne personalidades tão diversas como Francisco Louçã, Pedro Pezarat Correia, ou Lídia Jorge. Ainda no dia 8 destaca-se o painel sobre “Bibliotecas e livre acesso ao conhecimento” que conta com a participação de Maria Paula Santos, João Paulo Proença e Pedro Príncipe. Atividades paralelas ao evento, que conclui no dia 9,  são uma sessão intitulada “Palavra, canto e música de Abril” e ainda o apetitoso “Congresso da Sopa”.

Pelo sexto ano consecutivo o “Bibliotecando em Tomar” propõe um olhar plural sobre a nossa memória coletiva. Neste seminário pretende-se observar com mais atenção as mudanças ocorridas na sociedade portuguesa no pós 25 de Abril. Este encontro quer ser antes de mais um espaço de reflexão, de partilha e de entendimento, dos acontecimentos ocorridos em 25 de Abril de 1974 e sobretudo das consequências que trouxeram para a sociedade nacional. Pretende-se discutir a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com as alterações sociais, políticas, culturais que o 25 de Abril de 1974 originou, pondo em destaque a importância que o 25 de Abril desempenha no processo de construção da identidade do povo português e do conhecimento.

A organização optou por apresentar abordagens diferenciadas da problemática central, organizando-se os painéis em torno dos seguintes temas: Abril na educação e na ciência; Bibliotecas e livre acesso ao conhecimento; Representações de Abril nas Artes; Abril e a religião; Imprensa e sociedade – (r)evolução ou mudança?; Caminhos literários de Abril; Economia(s)?; Músicas de Abril.

Este encontro, que é simultaneamente uma ação de formação contínua, é promovido pelas seguintes entidades: Agrupamento de Escolas Templários; Câmara Municipal de Tomar; Centro de Formação ‘Os Templários’, Instituto Politécnico de Tomar e Rede de Bibliotecas Escolares.

Para mais informações sugere-se uma visita ao sítio do Encontro na Internet.

Similar Posts