CicloSeminario2015pq

A BAD realiza no próximo dia 27 de Maio, no Pequeno Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal em Lisboa, o seminário “BIBLIOTECAS EM PORTUGAL: DA IDADE MÉDIA AO LIBERALISMO”.

O seminário estará a cargo de Fernanda Campos e terá como objetivo proporcionar uma visão contextualizada sobre a história das bibliotecas portuguesas
privilegiando uma perspectiva que se pretende mais focada nas grandes tipologias de bibliotecas que podemos encontrar até ao século XIX, definindo para cada uma a missão e a relação entre o escrito e o lido, em vez da perspectiva mais tradicional que descreve monograficamente as instituições e os seus acervos. Por outro lado, a metodologia escolhida vai incidir sobre aspectos organizacionais das bibliotecas do Antigo Regime, como as estratégias de enriquecimento das colecções, a organização física e intelectual de espaços e conteúdos e a gestão da acessibilidade e da leitura. A importância das normas biblioteconómicas e o perfil do biliotecário serão também objecto de estudo e de discussão através da apresentação de exemplos.

Aberto à bibliotecários, técnicos de bibliotecas e todos os que se interessem pela história do livro, da leitura e das bibliotecas em Portugal.

A inscrição deve ser realizada antecipadamente através do formulário em linha.

Para mais informações consulte o programa ou contacte a Associação através do e-mail formacao@noticia.bad.pt.

Similar Posts