CAPA_Busca OK-02a

A obra mais recente de Fernanda Maria Guedes de Campos, intitulada “Para se Achar facilmente o que se Busca: Bibliotecas, Catálogos e Leitores no Ambiente Religioso (Séc. XVIII)”, é apresentada publicamente no próximo dia 25 de Maio, no Pequeno Auditório da Biblioteca Nacional, estando a apresentação a cargo de  Ana Isabel Buescu. A entrada é livre e todos os interessados são bem-vindos.

 Sobre a obra

Estudar as bibliotecas religiosas no Antigo Regime significa entrar num universo que ao longo de séculos se construiu e organizou, acompanhando, nos momentos de apogeu e de declínio, a vida das comunidades regulares. Conhecer os livros que se liam é, naturalmente, o caminho mais imediato para descobrir essas bibliotecas. Ficam, porém, em aberto, algumas questões fundamentais, sobretudo se se considerar que, em Portugal, até ao final do século XVIII, estas eram as maiores, as mais completas e as mais estáveis colecções de livros no país.

O objectivo deste livro consiste, precisamente, em abordar a biblioteca religiosa pelo lado da sua estrutura organizacional e pela relação com os seus leitores. Analisam-se catálogos de distintas bibliotecas, elaborados no século XVIII e inícios do XIX, para se percepcionarem princípios e regras sobre a ordem dos saberes, que se verifica serem consentâneos com os utilizados noutros países mas quase sempre adaptados a colecção específica e ao espaço disponível. Por outro lado, atendendo a que a finalidade da ordem dos livros é permitir que o leitor ache facilmente o que busca, complementa-se o estudo com os testemunhos da posse e uso dos livros, inscritos em exemplares de proveniência conventual que se encontram nas colecções da Biblioteca Nacional de Portugal.

Reconstituem-se, assim, aspetos possíveis do quotidiano das bibliotecas, reconhecendo praticas na organização das coleções e, no que toca aos anónimos leitores e leitoras, desvendando, nos vestígios deixados nos livros, a importância da leitura no ambiente religioso.

O livro é editado pela Caleidoscópio e conta com o apoio institucional da BAD.

Sobre a autora

Nascida em Lisboa (1949) e Licenciada em História (1972) pela FLUL, Pós-Graduada em Ciências Documentais (1973) e Doutorada em História (FCSH-UNL) com a tese “Bibliotecas de História: aspectos da posse e uso dos livros em instituições religiosas de Lisboa no final do século XVIII” (2013).  Integrou a Biblioteca Nacional de 1978 a 2013, tendo desempenhado as funções de Sub-directora entre 1992 e 2006. Colaborou na edição das Regras Portuguesas de Catalogação (1984) e coordenou a 1ª edição portuguesa do Manual UNIMARC (1991). Entre 2007 e 2013 desenvolveu o projecto Proveniências das Colecções da Biblioteca Nacional de Portugal.
No âmbito do património bibliográfico, representou a Biblioteca Nacional, de 1996 a 2000, no projecto de Inventário Nacional dos Bens Culturais. Foi membro e presidente da ECPA (European Commission on Preservation and Access) entre 1994 e 2001 e desempenhou na IFLA-Federação Internacional das Associações de Bibliotecas e Instituições, entre outros, a presidência do Secção das Bibliotecas Nacionais (2001-2005) e a direcção do UNIMARC Programe (2003-2006). Integrou a direcção do CERL- Consortium of European Research Libraries (2002-2006) colaborando na actualidade com o Working Group on Provenance Research. É membro do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas e o Livro, do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, em cuja revista – Invenire – participa, enquanto membro da comissão científica.
Leccionou no Curso de Ciências Documentais da FLUL (1983-1991), no Mestrado em Informação e Bibliotecas Digitais do ISCTE (2000-2005) e no Mestrado em Ciências Documentais da UAL (2006-2011). Tem diversas participações em congressos nacionais e internacionais e artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras nos domínios da Catalogação, Bibliotecas Digitais, Património Bibliográfico e História do Livro e das Bibliotecas. É investigadora integrada do CHAM – Centro de História d’Aquém e d’Além Mar, FCSH/ NOVA-UAc, no grupo de Investigação Leitura e Formas de Escrita.

Similar Posts