DiaInternacionalMuseus2015O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977, celebra-se anualmente a 18 de Maio, com a participação de inúmeros museus em diferentes países representando um momento único para a comunidade museológica internacional.

Cada ano dedicado a um tema específico, em 2015 os museus organizarão os seus eventos e atividades sob o tema Museus para uma sociedade sustentável.

A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 16 de Maio e é também uma oportunidade para participar nas diferentes atividades promovidas pelos museus aderentes.

Entre debates e encontros, exposições, sessões de cinema, visitas guiadas, atividades ligadas à arte, música ou dança, ateliês, oficinas ou jogos, encontramos atividades ligadas à exploração das suas coleções, incluindo aquelas coleções existentes nos arquivos e bibliotecas dos museus, espaços e coleções tantas vezes desconhecidos dos visitantes.

O Museu Nacional de Arte Antiga promove no dia 18 de Maio uma visita orientada intitulada “Na Biblioteca do Museu: entre a História e a Arte” com a apresentação do espaço, coleções, funcionamento e de algumas obras raras. No mesmo dia, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência promove duas visitas orientadas: “Visita à biblioteca histórica (coleção do livro antigo) e à coleção de desenhos” e “Visita ao arquivo histórico”.

DiaInternacionalMuseus2015 ptDe acordo com a informação disponibilizada no sítio web da Direção Geral do Património Cultural “cerca de 70 Museus de todo o país participam este ano com cerca de mais de 400 atividades muito diversificadas, sendo que só na Noite dos Museus se irão realizar mais de 140 atividades, proporcionando experiências atrativas e fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, participando em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos”.

O programa pode ser consultado em http://w3.patrimoniocultural.pt/museus/.

Similar Posts