faroA Biblioteca Municipal de Faro, em colaboração com a Universidade do Algarve e a Rede de Bibliotecas Escolares, organizou no passado dia 21 de Abril o IV Encontro Partilhar Leituras, subordinado ao tema “Leituras Inclusivas”.

Este Encontro contou com comunicações que abordaram a inclusão de diversos pontos de vista: a biblioteca como fator de integração e inclusão pela leitura, o seu papel na sociedade enquanto espaço aberto a todos sem restrições, experiências e práticas de promover a inclusão de alguns setores da população com necessidades específicas, como as crianças, os mais idosos, e outros públicos com necessidades diferenciadas. Foram partilhados projetos que estão a ser implementados em diversas bibliotecas do país, como o sistema Color ADD para daltónicos, o desenvolvimento das literacias informacionais, digitais e tecnológicas, a intervenção ao nível das dificuldades de leitura e como as ultrapassar – terapias ao nível da fala e um projeto assistido com cães.

Uma pequena peça de teatro, pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira de Faro, ilustrou a questão da inclusão social dos adolescentes.

Participaram bibliotecários de bibliotecas públicas e universitárias, professores bibliotecários das escolas do Algarve e outros profissionais da área da educação. A BAD esteve representada pela Presidente da Delegação Regional do Sul, com uma comunicação sobre inclusão em bibliotecas portuguesas.

Margarida Vargues

Similar Posts