entrearquivosPedro Penteado é o orador convidado da sessão do Entre Arquivos, que se realiza no Club Farense, no dia 13 de Junho, às 15:00 horas e tem como tema “Arquivos da sociedade civil : memória em risco?”. A conferência abordará os arquivos das associações religiosas, de beneficência, cívicas, desportivas, de socorro mútuo, de cultura e recreio, de juventude, sindicatos, cooperativas, ONGD’s ou partidos políticos.
Como sempre estas conferências realizam-se em espaços muito especiais, de acordo com as temáticas em discussão. Esta é também uma oportunidade para conhecer o Club Farense, associação fundada em 1863.

Resumo da conferência
A sociedade civil é constituída por uma diversidade de organizações de caráter não governamental e sem fim lucrativo que abrange, entre outras, associações religiosas, de beneficência, cívicas, de classe, de socorro mútuo, de cultura e recreio, de juventude, sindicatos, cooperativas, ONGD’s ou partidos políticos.
Qual é a situação e a importância dos seus arquivos? Variam consoante que fatores? A sensibilidade dos seus dirigentes para o valor da documentação à sua guarda e a necessidade de o tratar e difundir? O poder económico destas entidades? A sua antiguidade?
Como é que as entidades que se encontram ativas gerem os seus arquivos no dia a dia? Que aconteceu aos arquivos das entidades que entretanto foram extintas? Desapareceram? Existem na sua totalidade ou apenas parcialmente?
Há casos de risco de perda dos seus conteúdos? Como anulá-los?
Há entidades interessadas em proceder à sua recolha, salvaguarda e valorização (organismos que agregam associações, privados, universidades, arquivos, bibliotecas e museus públicos, etc.)?
Há legislação para proteger estes arquivos?
Que normas nacionais e internacionais que podem ajudar a tratá-los convenientemente? Há projetos de sucesso, que sigam estes normativos ou boas práticas?
O organismo de coordenação da política arquivística, em Portugal, que tipo de iniciativas tem tomado para que estes arquivos estejam salvaguardados e disponíveis para a construção da história da sociedade civil e o seu contributo para a nossa identidade coletiva, ao longo do tempo?
Estas são algumas das questões que procuraremos abordar na sessão.

Nota biográfica do conferencista
Pedro Penteado
é diretor de serviços de Arquivística e Normalização da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Na DGLAB, é o dirigente intermédio máximo responsável pelas consultorias aos organismos da Administração Pública na área de gestão de documentos, bem como nas áreas do tratamento normalizado de arquivos. É o responsável pela coordenação do Programa de auditorias da DGLAB. É Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorando em Ciências Documentais. É assistente convidado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação e da Pós-graduação em Gestão e Curadoria da Informação. É membro do Instituto de História Contemporânea da UNL. É autor de diversas obras, artigos e comunicações no domínio da Arquivística e da História, publicadas ou realizadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica/UE, Brasil e Canadá.

 

Similar Posts