iacEm 2015 o Dia Internacional dos Arquivos celebrou-se com especial empenho. Para tal, muito contribuiu o dinamismo dos profissionais, das entidades detentoras de arquivos e da comunicação social, nomeadamente da RTP, da Antena 1 e da TSF.

O arquivo saiu de portas e foi ao encontro da sociedade.

A BAD empenhou-se especialmente neste dia. Quis deixar uma marca diversificada: apoiou e publicitou as celebrações que os profissionais levaram a cabo; incentivou uma área que, per si, poderia não desenvolver iniciativas comemorativas, os arquivos empresariais; associou-se a outras comunidades na área da cultura; falou para o grande público, informando sobre o que fazemos e sobre a nossa relevância para a sociedade.

Participou no programa Sociedade Civil, na RTP2, dedicado ao “Dia internacional dos arquivos”, conversando com outros profissionais numa mensagem para a comunidade em geral.

Foi para a rua, em defesa de uma política alternativa para a cultura e manifestou-se no desfile Cultura em Luta, associando-se a outras estruturas associativas e profissionais, nas áreas da criação e produção artística, da conservação e gestão do património histórico e arqueológico, do associativismo cultural.

Promoveu o Encontro Arquivos Empresarias, em Leiria, momento de reflexão sobre a importância das boas práticas de gestão da informação nas empresas e destes arquivos para a construção da memória social e económica, momento para a celebração de um dia que na área empresarial dificilmente seria comemorado, momento de descentralização das iniciativas em matéria arquivística.

No Notícia BAD apelou-se à divulgação dos acervos e das iniciativas comemorativas e deu-se voz às entidades e aos profissionais que quiseram partilhar com a Associação as suas celebrações, neste dia recordamos as notícias sobre:

É com orgulho que registamos estas manifestações. Muitos parabéns a todos os arquivistas e demais profissionais que trabalham nesta área.

Alexandra Lourenço, Presidente da BAD

 

Similar Posts