ScreenHunter_35 Jan. 26 15.56Faltam pouco mais de 100 dias para o início do 12º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, que este ano a BAD organiza na cidade de Évora com o apoio de um vasto leque de instituições e empresas.

Entretanto o programa deste importante evento profissional e científico vai ganhando forma e as próximas semanas serão decisivas para a sua definição pormenorizada, uma vez que termina no dia 15 de Julho o prazo para a entrega das versões finais dos textos das apresentações ao congresso. Foram recebidas mais de 200 propostas entre comunicações, posters e painéis, tendo 140 sido aprovadas pela Comissão Científica, envolvendo mais de 250 autores.

Para além das apresentações propostas, o Congresso conta com um número de oradores convidados com especialidades e origens muito diversas. Na sessão de abertura, falará Henrique Leitão, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigador principal no Centro Interuniversitário da História das Ciências e Tecnologia e prémio Pessoa em 2014.

Outros oradores convidados são Barbara Schleihagen, diretora executiva da Associação de Bibliotecários Alemã, Marci Merola, diretora do Gabinete de Advocacy da Associação de Bibliotecários Americana, Nancy McGovern, diretora dos Serviços de Curadoria e Conservação nas Bibliotecas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Wolfram Horstmann, director da Biblioteca Estadual e Universitária de Göttingen.

A BAD orgulha-se ainda do facto de a IFLA se fazer representar neste Congresso por alguns dos seus mais altos dirigentes. Assim, confirmaram já a sua presença, e falarão no Congresso, Gloria Pérez-Salmerón, presidente eleita, Jennifer Nicholson, secretária geral, e Gerard Leitner, coordenador do Grupo de Gestão de Associações.

Um atraente programa de eventos, seminários e visitas técnicas, está entretanto à disposição de todos os interessados que puderem estar em Évora no dia 20 de Outubro, ou seja um dia antes do início do Congresso propriamente dito. Trata-se de um conjunto de eventos gratuitos para os inscritos no Congresso e que exigem uma inscrição à parte. Todos os pormenores, incluindo as fichas de inscrição, estão já disponíveis no sítio do Congresso.

Nos próximos dias, outros pormenores deste importante evento serão divulgados, incluindo os relacionados com os aspetos sociais do evento, em relação aos quais as expectativas são muito elevadas, tendo em atenção a riqueza dos ex-libris de Évora e sua região, por exemplo a sua gastronomia muito característica, as suas paisagens deslumbrantes e o empolgante cante alentejano, recentemente aclamado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, acrescentando-se aliás a uma outra anterior nomeação do próprio Centro Histórico desta magnífica cidade alentejana. Tudo isto sem esquecer a simpatia e a hospitalidade dos seus habitantes!

Serão ainda necessários mais argumentos para o(a) convencer a vir a Évora no próximo mês de Outubro e participar no 12º Congresso BAD?

Similar Posts