queimar_pestanasNo período tradicional de exames, entre 4 de junho e 9 de julho, a Biblioteca Municipal de Oeiras está aberta até à meia-noite. Nesta época, para todos os que estão a queimar as pestanas e necessitam de um espaço para estudar, mas também para todos os que não podem vir à biblioteca no horário habitual e querem conhecer as novidades editoriais, ler um jornal ou revista, aceder à internet, devolver documentos emprestados ou tomar um café enquanto lêem um livro, esta noite é vossa. Marca encontro com a biblioteca!

É com este mote que a Biblioteca Municipal de Oeiras abre as portas até à meia-noite uma vez por semana a todos os que dela necessitem. A iniciativa remonta a 2010 e tem sido uma experiência de sucesso, especialmente junto dos estudantes da região de Oeiras, mas que tem também conquistado público dos concelhos limítrofes.

Com uma média de 60 pessoas por noite a estudar na sala de leitura, aparece sempre alguém para devolver um livro fora de prazo, ler o jornal depois de jantar ou somente para tomar um café. Há também quem entre por mera curiosidade, estranhando ver as luzes acesas e as portas abertas depois das habituais 20h00.

O público que mais adere a esta iniciativa é maioritariamente constituído por estudantes universitários que na ausência de espaços adequados para estudos fora de horas nas faculdades e para fugir às distrações domésticas escolhem ficar a estudar na biblioteca.

Sala de leitura da Biblioteca Municipal de Oeiras numa noite de "Queimar as Pestanas"
Sala de leitura da Biblioteca Municipal de Oeiras numa noite de “Queimar as Pestanas”

Entre as consecutivas horas de estudo, há sempre tempo para tomar um café, fazer uma pausa entre amigos na entrada da biblioteca e fazer algumas escapadinhas à Internet para  ver as últimas notícias e ver o Facebook. Na hora de fechar, os jovens manifestam sempre algum desalento por o horário alargado não ser uma realidade durante todo o ano e garantem que poderiam tornar a visita à biblioteca um hábito mais regular durante a noite,
se esta estivesse aberta.

Frases como “parabéns pela iniciativa”, “obrigado por manterem a biblioteca aberta até mais tarde” ou “deviam fazer isto todo o ano ou todos os dias” são frequentes nos questionários de avaliação.

Não são apenas os estudantes universitários que frequentam a biblioteca pela noite dentro. Segundo uma leitora habitual, mais jovem, esta “iniciativa é original e bastante útil, para quem precisa de consultar uns quantos matacões fora de horas. Tenho ido para a biblioteca estudar com o pessoal com livros de Análises e Integrais, Macroeconomias, Biologias, Químicas orgânicas e Tratados de Ciências Sociais sinto-me um pouco ridícula por colocar na mesa os meus livros do secundário. Mas hoje espera-me uma noite a queimar as pestanas.”

Por agora, a Biblioteca Municipal de Oeiras despede-se destes leitores noctívagos e promete regressar em Janeiro de 2016.

Similar Posts