Decorre a bom ritmo o programa de mobilidade nas bibliotecas de ensino superior “A minha biblioteca é a tua biblioteca”. Este programa, criado pelo Grupo de Trabalho BAD das Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES), teve início em 2014 e para 2015 pretendeu-se a consolidação do projeto, aumentando a oferta de programas, de participantes envolvidos e uma maior cobertura geográfica.

No primeiro ano desta iniciativa realizaram-se 8 programas em 6 instituições de ensino superior, e contou com a adesão de 20 participantes. Em 2015, o programa registou um aumento de instituições envolvidas, de programas e participantes, tendo sido disponibilizados 17 novos programas de 10 instituições distintas, a realizar entre Março e Outubro.

Nestes primeiros seis meses do ano já se realizaram 10 edições com a participação de 36 pessoas. Os visitantes cumpriram um horário de trabalho normal e tiveram a possibilidade de acompanhar os trabalhos e contactar diretamente com os funcionários e utilizadores da instituição de acolhimento. Até ao final do ano contam-se mais 11 inscritos em programas a realizar por todo o país.

mobilidade_bes

À BAD tem chegado um feedback muito positivo e sugestões para alargar este projeto a outro tipo de bibliotecas. Os programas têm abordado temas bastante diversificados como acesso aberto, literacia da informação, softwares de gestão integrada, qualidade, gestão de projetos e serviços centrados nos utilizadores.

O programa parece estar a atingir o seu propósito, favorecendo o conhecimento e a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais das BES, vejam-se por exemplo as experiências já partilhadas no notícia BAD a este propósito (da FCT/UNL e da UAveiro) e o seguinte testemunho de participantes:

Testemunho de participação no programa “Soft skills: uma parte de nós também lá está” da Biblioteca da FCT/UNL.

Nos passados dias 2 e 3 de julho tivemos o privilégio, pela segunda vez, de frequentar o programa de mobilidade em bibliotecas do ensino superior da BAD. Desta feita, a instituição de acolhimento foi a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que nos recebeu de braços abertos para nos dar a conhecer o seu projeto de literacia da informação, dirigido à sua comunidade académica em geral e em especial aos seus estudantes.

FCT_Mobilidade2
FCT/UNL
Para nós foi muito interessante ver como surgiu este projeto, como se tem desenvolvido e a relevância que assume para os seus destinatários. Uma vez mais, foi muito gratificante estar com colegas do mesmo ramo para partilhar da sua experiência de anos relativa a uma vertente do seu trabalho.Por tudo isto, o nosso agradecimento público à Biblioteca da FCT-UNL, em particular às colegas Maria do Rosário Duarte e Ana Isabel Roxo, pela simpatia e generosidade com que nos receberam em sua “casa”.Lisboa, 07 de julho de 2015 (Salomé Paulino e Maria Celeste Marques)

Saiba mais sobre o programa em: http://apbad.pt/Seccoes/gtbes_programamobilidade.htm

Similar Posts