Foi com balanço muito positivo que terminou o XIV Encontro Regional da Delegação Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, realizado no Teatro Ribeiragrandense.

encontro bad açores

“Gestão integrada da informação: uma realidade ou uma utopia?” foi o tema em análise por diversos profissionais da região e nacionais. Durante a sessão de trabalhos, que contou com a presença de cerca 90 profissionais, foi possível conhecer alguns projetos em curso.

Para a Delegação Açores da BAD não restam dúvidas de que estes encontros são uma oportunidade única para se atualizarem conhecimentos, para se refletir e debater novas práticas de gestão nos arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus na Região Autónoma dos Açores, tendo por base exemplos a nível regional e nacional.

O encontro de 2015 contou com um painel de comunicadores especialistas nas áreas de museologia, arquivística, biblioteconomia e informática, que trouxeram aos profissionais açorianos os mais recentes projetos nestas áreas.

Atendendo à dimensão da informação que os profissionais da área têm de gerir diariamente e à multiplicidade de formatos, grande parte do encontro foi dedicado à análise de ferramentas informáticas que poderão ser uma mais-valia na gestão integrada da informação.

No encerramento do encontro foi colocado aos moderadores o desafio de reunirem as diversas conclusões, a fim de que as mesmas pudessem ser disseminadas entre profissionais da área e entidades competentes. Uma iniciativa que tem por base a constatação de que, embora estejam a ser dados alguns passos importantes nesta matéria, a concretização de uma gestão integrada da informação não é ainda uma realidade e exige dos intervenientes uma reflexão e discussão atenta.

O Encontro terminou com uma visita ao Museu da Emigração Açoriana, na cidade da Ribeira Grande, onde os participantes tiveram a oportunidade de observar o trabalho minucioso e empenhado que tem vindo a ser realizado por uma equipa de profissionais dedicados.

A noite terminou com um jantar convívio num restaurante local virado para o mar com boa ementa e muita alegria e no qual se fizeram amizades que certamente serão frutíferas para uma boa colaboração profissional.

Similar Posts