RNBPPassam 30 anos sobre o lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. A BAD organiza uma sessão pública para assinalar esta importante efeméride.

A 11 de Março do já longínquo ano de 1986 foi assinado o Despacho nº 23/86 que viria a ter um impacto decisivo para o desenvolvimento do nosso país no que diz respeito ao acesso à informação, à cultura e à educação, originando mesmo aquilo a que alguns designaram de uma “revolução tranquila”.

Teresa Patrício Gouveia, que assinava o referido despacho, era então Secretária de Estado da Cultura, e Maria José Moura presidia à ainda muito jovem Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD).
tpgO despacho criou um grupo de trabalho liderado pela presidente da BAD e atribuiu-lhe uma tarefa difícil e muito pouco tempo para a realizar. A sua incumbência era a de definir as bases para uma política nacional de leitura pública, que deveria basear-se fundamentalmente na implantação e funcionamento regular e eficaz de mjmuma rede de bibliotecas municipais, assim como no desenvolvimento de estruturas” de apoio.

Passam assim no próximo dia 11 de Março 30 anos sobre o lançamento de um projecto que ajudou a transformar Portugal – sobretudo fora dos grandes centros urbanos – num país moderno, com mais acesso à educação à cultura e à informação, mais democrático e mais livre.

A sessão pública comemorativa que tem lugar no Museu de Design e da Moda (MUDE), sito na Rua Augusta, 24, em Lisboa, no dia 11 de Março, inicia-se às 14:30 horas e prevê intervenções de Teresa Patrício Gouveia, Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, e Sivestre Lacerda, director-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Do programa consta ainda uma videoconferência com David Lankes, reputado especialista e professor da Syracuse University (EUA), e um painel com Catarina Vaz Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa e Bruno Duarte Eiras que, em representação da BAD e do seu Grupo de trabalho de Bibliotecas Públicas (GT- BP), falará sobre a Campanha de promoção “Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De todos”.

A participação neste evento é livre mas, por questões organizativas, todos os interessados deverão proceder a uma inscrição através do formulário disponível aqui.

Similar Posts