MANIF_OEEm 2015, a BAD posicionou-se por uma outra política para a Cultura. Agiu em conformidade e manifestou-se publicamente.

Com o novo quadro político saído das eleições de 4 de Outubro de 2015, as expetativas pela formulação de uma política estratégica para as bibliotecas e os arquivos eram elevadas.

Iniciámos o ano de 2016 demonstrando a nossa disponibilidade junto do Ministro da Cultura e da Ministra da Modernização Administrativa para o desenvolvimento de projetos colaborativos. Aceitámos o convite da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para a sessão de trabalho sobre o acesso aberto. Congratulamo-nos por esta iniciativa e pela política nacional de ciência aberta.

Contudo, olhado o orçamento para 2016, não existe uma única referência às bibliotecas e aos arquivos. A existir uma política para esta área, ela não se encontra percetível.

Continua a ser necessário, advogar por um justo reconhecimento e valorização dos profissionais da informação e dos serviços que prestam.

Agregados na Plataforma Cultura em Luta, cuja coordenação a BAD integra, demos continuidade a um processo reivindicativo. Solicitámos uma reunião com o Ministro da Cultura e demos conhecimento do nosso entendimento aos grupos parlamentares que acederam receber-nos (Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os verdes, Partido Comunista Português). Solicitámos um verdadeiro reforço orçamental que permita uma inversão de tendências e de políticas. Emitimos um comunicado , apresentado em conferência de imprensa, e uma declaração sobre o OE 2016 , apresentado em ato público frente à Assembleia da Republica, no qual compareceram o Ministro da Cultura e representantes dos partidos que receberam a Plataforma cultura em Luta.

Esta mensagem tem passado para a comunicação social, pelo que vos convidamos a ver algumas notícias:

  • Reportagem do canal Record sobre a acção em frente à Assembleia da República
  • Participação de Joana Manuel em Discurso Directo na TVI24 em representação da Cultura em Luta.
  • Notícia na SICNoticias.
  • Notícia na RTP
  • Reportagem do canal Record sobre a conferência de imprensa de apresentação do comunicado conjunto de 29 de Janeiro de 2016.

Manter-nos-emos ativos neste processo de diálogo e persuasão.

Subscreva a petição

1% para a Cultura! Serviço público de Cultura! Trabalho com direitos!

Similar Posts